Renata Leal, gestora de Projetos e Convênios
Texto: Carla Gavilan
A Defensoria Pública de MS realizou a 4ª edição do projeto Defensoria no Bairro, nesse sábado (12), para moradoras e moradores do Portal Caiobá, em Campo Grande.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A 4ª edição do projeto Defensoria no Bairro aconteceu no Portal Caiobá, em Campo Grande, em uma Unidade de Saúde, onde defensoras e defensor realizam atendimentos jurídicos gratuitos em parceria com a Sesau. A ação busca levar acesso à Justiça para regiões afastadas e já passou por outros três bairros em 2024.
Dessa vez, o evento aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Família Maria de Lourdes Santos, onde o autônomo Luciano Coelho teve a oportunidade de resolver pendências de um acidente de trânsito.
Assistido Luciano Coelho durante atendimento com o assessor Júlio Cézar.
“Como eu trabalho com jardinagem, tenho um caminhãozinho. E há três anos, a viatura da polícia invadindo a preferencial e bateu no meu veículo. Eu recebi uma intimação para responder algumas questões, me assustei, porque nem sabia que existia esse processo. Hoje eu vim aqui, o pessoal já olhou o caso, me orientou certinho. Eu moro na rua de cima, aqui da unidade, muito bom o atendimento perto de casa”, disse o assistido.
Defensoras públicas Mariane Rizzo, Camila Maués e Francianny Santos (Coordenadora do Nucrim) durante o evento no Portal Caiobá.
Coordenadora da iniciativa, a defensora Renata Gomes Bernardes Leal destaca a importância das parcerias para que a população das regiões mais afastadas do centro de Campo Grande tenha acesso à Justiça.
Gestora de Projetos e Convênios com equipe de servidoras e servidor no atendimento.
“Essa é quarta edição do Projeto Defensoria no Bairro, sendo que em todas tivemos o apoio da Fundesporte com brinquedos para filhos dos assistidos que procuram atendimento. No bairro Caoibá contamos, também, com a parceria da SESAU que abriram as portas do Clínica da Família para que a Defensoria pudesse realizar o atendimento, explicou a gestora de Projetos e Convênios.
Defensoria no Bairro
4ª edição do projeto teve participação do defensor público Giuliano Stefan Ramalho.
O projeto Defensoria no Bairro é uma iniciativa que oferecerá atendimento jurídico gratuito às comunidades que mais distantes das unidades da Defensoria Pública no centro de Campo Grande. É organizado pela Coordenadoria de Projetos e Convênios, mesmo setor que é responsável pela Van dos Direitos, e tem como objetivo atender moradores de bairros onde a renda média não ultrapassa um salário mínimo.
A 1ª edição deste ano aconteceu no dia 15 de março, no Parque Poliesportivo Municipal Tarsila do Amaral.
A região do Los Angeles recebeu a 2ª ação do projeto, no dia 12/04, no CRAS Messias Benites da Silva.
Em maio, o projeto Defensoria no Bairro atendeu moradoras e moradores do Jardim Noroeste, no dia 10/05, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) “Hercules Mandetta”.