
Evento foi realizado na Escola Superior da Defensoria (Foto: Matheus Teixeira)
Texto: Matheus Teixeira
No mês internacional do orgulho LGBTQIAPN+, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior (ESDP), organizou o evento “Orgulho e Resistências: diálogos sobre direitos LGBTQIAPN+”.
A atividade, presencialmente em Campo Grande e https://www.youtube.com/watch?v=0k7JEK_2RZ0" data-renderer-mark="true" data-is-router-link="false" data-testid="link-with-safety">transmitida ao vivo pela internet, foi proposta por Diogo Alexandre de Freitas e João Pedro Rodrigues Nascimento, defensores estaduais substitutos.
De acordo com a defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, diretora da ESDP, o encontro reafirma o compromisso institucional da Defensoria com a promoção dos direitos humanos, da diversidade, da inclusão e do respeito à dignidade da pessoa humana. “O dia foi marcado por muito aprendizado, troca, acolhimento, escuta e compromisso coletivo com uma sociedade mais justa, plural e livre de discriminação”, aponta.
A Subdefensora Pública-Geral, Lucienne Borin Lima, prestigiou a abertura do evento e deixou claro que a Defensoria sempre será parceira do movimento LGBTQIAPN+. “Não podemos falar num estado social e democrático de Direito e aceitar a ausência, a supressão ou a diminuição do Direito. Se não discutimos o orgulho e a resistência, vamos esquecer que existem direitos”.
Autoridades
Abriram o evento “Orgulho e Resistências: diálogos sobre direitos LGBTQIAPN+”, além de Lima: o coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades em Mato Grosso do Sul (Ibrat/MS), João Vilela; o parlamentar Jean Ferreira, vereador em Campo Grande; Luiz Barbosa de Oliveira Júnior, representando a superintendente de Direitos Humanos de Campo Grande, Priscilla Carla dos Santos Justi; Hellen Kadory, representando a presidenta da Associação das Travestis e Transsexuais de Mato Grosso do Sul (ATTMS), Manuela Kika Rodrigues Veiga; e a representante dos servidores LGBTQIAPN+ do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Geiza Ferreira dos Santos.
Mesas temáticas
O “Orgulho e Resistências: diálogos sobre direitos LGBTQIAPN+”, realizado no último dia 19, foi um momento de diálogo qualificado entre a Defensoria, a comunidade acadêmica, profissionais da saúde, pesquisadores e demais atores sociais.
A Mesa 1 teve como tema “Perspectivas Críticas sobre Direitos LGBTQIAPN+” e foi conduzida pelos professores doutores Antônio Leonardo Amorim e Arthur Ramos do Nascimento, ambos docentes da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O mediador foi Freitas.
Já a Mesa 2 foi intitulada como “Perspectivas Interdisciplinares: Saúde, Território e Sexualidade LGBTQIAPN+”. Os debatedores foram Marianna Agnes de Almeida Soares, pedagoga, formada em Ciências Biológicas, doutora em Educação e servidora no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Campo Grande, o antropólogo e professor doutor Guilherme Rodrigues Passamani, docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Mikaella Lima Lopes, subsecretária estadual de Políticas Públicas LGBTQIA+. O mediador foi João Pedro.

