
Durante o encontro, foram discutidas pautas institucionais e temas relacionados à trajetória e ao fortalecimento da Defensoria Pública no Estado (Foto: Guilherme Henri)
Texto: Guilherme Henri
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, recebeu, na tarde desta quarta-feira (17), a visita institucional do defensor público aposentado Vicente Azuaga, na sede da Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
Durante o encontro, foram discutidas pautas institucionais e temas relacionados à trajetória e ao fortalecimento da Defensoria Pública no Estado.
Para o defensor público-geral, a visita representa o reconhecimento à história institucional da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
“Receber o defensor público aposentado Vicente Azuaga é uma oportunidade de valorizar a trajetória de quem participou da construção da nossa instituição desde os seus primeiros anos. O diálogo com quem contribuiu para consolidar a Defensoria Pública fortalece a nossa atuação e preserva a memória institucional”, afirmou Pedro Paulo Gasparini.
História
Vicente Azuaga integra a primeira turma do concurso público para defensor público de Mato Grosso do Sul e exerceu a função de primeiro corregedor da instituição.
A atuação de Azuaga na Corregedoria teve início em 11 de dezembro de 1984, quando foi designado pelo então governador Wilson Barbosa Martins para exercer as funções de corregedor da Assistência Judiciária, conforme decreto estadual. Posteriormente, em 28 de abril de 1989, nova portaria assinada pela então procuradora-chefe da Assistência Judiciária, Suely Pletz Neder, confirmou sua designação para a função.

