Gustavo Henrique Pinheiro Silva é nomeado primeiro subdefensor público-geral

 

Dr Gustavo primeirosub

Primeiro subdefensor público-geral, Gustavo Henrique Pinheiro Silva (Foto: Vitor Ilis)


Texto: Guilherme Henri

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul nomeou o defensor público Gustavo Henrique Pinheiro Silva para o cargo de Primeiro Subdefensor Público-Geral do Estado, no biênio 2025–2027. A assinatura do termo de posse foi realizada na tarde de ontem (7).

O ato foi assinado pelo defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini e publicado no Diário Oficial do Estado do dia 22 de dezembro de 2025.

Atualmente, Gustavo Henrique Pinheiro Silva é titular da 15ª Defensoria Pública Criminal de Campo Grande, integra a classe de Defensor Público de Entrância Especial e estava adido ao gabinete da Administração Superior da instituição.

Trajetória institucional

O defensor público ingressou na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em 1º de dezembro de 2009, após aprovação em concurso público, assumindo inicialmente o cargo de defensor público substituto.

Desde então, construiu um percurso profissional caracterizado por intensa atuação em diferentes comarcas, unidades e áreas do Direito, especialmente na seara criminal

Nos primeiros anos de carreira, Gustavo Henrique Pinheiro Silva atuou em diversas defensorias públicas da Capital e do interior, além de ter sido designado para Juizados Especiais, Turmas Recursais, Tribunais do Júri e mutirões carcerários, contribuindo diretamente para a defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade e para a garantia do devido processo legal.

Dr Gustavo Dra Lu nomecao

Segunda subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima e primeiro subdefensor-geral. (Foto: Vitor Ilis)

Ao longo de sua trajetória, exerceu atividades em comarcas como Campo Grande, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Naviraí, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, entre outras, acumulando experiência tanto na atuação criminal quanto cível e em atividades institucionais estratégicas

Atuação e experiência

O defensor também participou de comissões institucionais, representou a Defensoria Pública em espaços colegiados e integrou ações de capacitação e eventos nacionais, como o Congresso Nacional dos Defensores Públicos.

Com o passar dos anos, foi promovido às classes superiores da carreira, alcançando a Entrância Especial, onde passou a atuar como titular de Defensoria Criminal na Capital, assumindo casos de maior complexidade e relevância social.

Além disso, ocupou cargos estratégicos junto a Administrações Superiores da Defensoria como coordenador do Núcleo Criminal (Nucrim) e adido ao gabinete onde esteve a frente de importantes secretarias como de Infraestrutura e Transporte.

Gabinete assinatura termo de posse

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search