
A honraria foi entregue pela Prefeitura do município ao defensor público Ariel Alves (Foto: DPMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul foi homenageada pelas ações em defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+ em Corumbá.
A honraria foi entregue pela Prefeitura do município ao defensor público Ariel Alves, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Transformando Histórias e às ações de promoção da cidadania e dos direitos humanos dirigidas à população LGBTQIAPN+.
A homenagem foi entregue pela vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, durante cerimônia que reuniu autoridades, representantes do poder público e da sociedade civil.
“O reconhecimento das lideranças pela minha atuação é muito honroso e gratificante. A Defensoria tem como uma de suas funções institucionais dar voz às pessoas que são diariamente oprimidas. A comunidade LGBTQIAPN+ é uma dessas minorias”, afirmou o defensor público Ariel Alves.
Reconhecimento institucional
Realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a solenidade concedeu Certificados Honorários a personalidades que se destacam na promoção dos direitos LGBTQIAPN+. Muitas delas pertencentes ao próprio segmento, reforçando a importância da representatividade e da construção coletiva de ambientes seguros, inclusivos e igualitários.
O ato também marcou a certificação da capacitação “Prevenção da Violência e Promoção da Inclusão Social”, voltada a profissionais das forças de segurança. Policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá e integrantes da Patrulha Maria da Penha participaram do processo formativo, que visa aprimorar o atendimento à população LGBTQIAPN+ e fortalecer a integração entre políticas de segurança pública e direitos humanos.

