
Ação social foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão (Foto: Matheus Teixeira)
Texto: Matheus Teixeira
A Escola Municipal Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão, no Parque Novo Século de Campo Grande, abriu as portas para a população durante o 42º mutirão Todos em Ação. Realizado no último dia 29, contou com a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, que levou orientações e atendimentos jurídicos gratuitos por meio da Van dos Direitos.
Acompanhadas por servidoras e servidores da Defensoria, as defensoras que atenderam as assistidas e os assistidos foram Maritza Brandão, titular da 2ª Defensoria Criminal da capital, e Valdirene Gaetani Faria, titular da 10ª Defensoria do Consumidor e Matérias Cíveis Residuais, também de Campo Grande.
“Muitas vezes, nossos assistidos não têm dinheiro para chegar até os prédios da Defensoria, ou por falta de tempo durante a semana. Estrategicamente, os mutirões aos sábados são na periferia e as pessoas procuram a gente para tirar dúvidas, ver andamento de processos e entrar com ações”, expõe Faria.
A manicure Lilian Kerlen Gerônimo, 40, veio até a Defensoria Pública no Todos em Ação em busca de emitir as 2ª vias de suas certidões de nascimento e casamento. “O atendimento foi muito bom e rápido. Fui bem atendida!” conta a moradora do Jardim Paulo Coelho Machado.
Todos em Ação
Este mutirão é realizado em Campo Grande desde 2010 pela TCA Produtora e, desde 2023, é correalizado pela prefeitura da capital.
Durante a 42ª edição, dezenas de instituições – incluindo a Defensoria de MS – levaram centenas de serviços de graça à população. “Sou muito grata que a Defensoria já vem conosco há muito tempo”, fala a coordenadora do Todos em Ação, Lirce Cânepa, diretora de eventos da TCA Produtora. Em tempo, ela prospecta que a parceria continue firme em 2026!
Equipe da Defensoria Pública que trabalhou no 42º mutirão Todos em Ação, em Campo Grande (Foto: Matheus Teixeira)

