Defensoria lança edital para submissão de trabalhos no I Congresso de Direitos Humanos e Acesso à Justiça

 

Congresso dirietos humanos trabalhos


Texto: Guilherme Henri

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública, anunciou a abertura do prazo para submissão de trabalhos acadêmicos que serão apresentados no I Congresso de Direitos Humanos e Acesso à Justiça: Dialogando entre a Academia e a Defensoria Pública, que acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2025, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  

Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS abriu a submissão de resumos para o I Congresso de Direitos Humanos e Acesso à Justiça, que ocorrerá em dezembro de 2025 em parceria com a UFMS. Os trabalhos, enviados entre 11 e 26 de novembro, devem seguir normas da ABNT e serão apresentados em formato de pôster. Podem participar estudantes, profissionais e membros da sociedade civil, reforçando o diálogo entre prática institucional e produção acadêmica.

 O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 11 de novembro, na página 159.

Conforme a diretora da ESDP, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, o evento é um marco na promoção do diálogo entre prática institucional e produção científica.

“A realização do I Congresso de Direitos Humanos da instituição representa a concretização do anseio de fortalecer o debate qualificado acerca dos direitos humanos e o acesso à justiça. Ao reunir especialistas, estudantes e profissionais, o evento amplia a reflexão crítica e incentiva práticas transformadoras, destacando a relevância da parceria entre a Defensoria Pública e a UFMS, que consolida a integração entre prática institucional e produção acadêmica, ampliando o impacto social e científico das discussões”.

Submissão de trabalhos

O Edital ESDP nº 001/2025 regulamenta a submissão de resumos para apresentação em formato de pôster durante o Congresso. O período para envio será de 11 a 26 de novembro de 2025, até às 23h59 (horário de MS).

Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, defensoras e, defensores públicos, servidoras e servidores da instituição, pesquisadoras e pesquisadores, profissionais e membros da sociedade civil. Serão aceitos resumos elaborados por graduandos, graduados, especialistas, mestrandos, mestres e doutores.

Os resumos devem:

Ser enviados em PDF, em alta resolução;

Conter entre 300 e 500 palavras;

Apresentar objetivos, metodologia, resultados, além de descrição clara do problema de pesquisa;

Indicar de 3 a 5 palavras-chave;

Seguir as normas da ABNT vigente;

Conter introdução, problema de pesquisa, objetivo, método, resultados alcançados e referências (conforme Anexo II do edital).

Cada autor poderá submeter somente um resumo, exceto orientadores (mestres ou doutores), que poderão constar em mais de um trabalho. Cada pôster poderá ter até dois autores, sendo admitido um terceiro na condição de orientador.

O envio deve ser realizado exclusivamente por e-mail, para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Além do arquivo do resumo, os autores devem informar, no corpo do e-mail: nome, telefone, e-mail e mini currículo. Em caso de trabalho com mais de um autor, é obrigatória a indicação do autor responsável pela apresentação.

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search