Crianças, adolescentes e famílias se divertem com Defensoria Pública, de graça, no Parque Ayrton Senna

Diversas instituições e empresas se uniram à Defensoria na comemoração (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Texto: Matheus Teixeira
Alegria, festa e muitas brincadeiras! O evento “Vem Brincar com a Defensoria”, de graça em Campo Grande, celebrou os dez anos do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) e os 35 de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Crianças, adolescentes e suas famílias se divertiram para valer no Parque Ayrton Senna!
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul celebrou os dez anos do Nudeca e os 35 do ECA com o evento “Vem Brincar com a Defensoria”, que reuniu famílias no Parque Ayrton Senna, de Campo Grande, com oficinas, teatro, brincadeiras e diversos serviços gratuitos.
“Dez anos de Nudeca e 35 de ECA nos trazem três compromissos simples e poderosos para os próximos anos: ouvir as crianças e os adolescentes, de verdade; agir cedo, antes que o problema vire urgência; e não aceitar retrocessos nos direitos já conquistados. Se cada um de nós fizer a sua parte, a rede fica forte – e rede forte livra as crianças e os adolescentes de qualquer situação de risco”, discursa Edson Cardoso, defensor público coordenador do Nudeca.
A garotada que foi a essa celebração, no último dia 18, encontrou muita coisa boa… Foram oficinas diversas, robótica, dinâmicas, educação ambiental, jogos lúdicos, óculos de realidade virtual, exposição de vários materiais, recreação, contação de histórias, brincadeiras, brinquedos infláveis, interação com personagens de ficção e mascotes, peça teatral, malabarismo e até vacinação.
A assistente social Priscilla Fernandes Fagundes, 31, moradora do Jardim Batistão, levou os filhos Agatha e Gabriel e os três adoraram! “Vieram vários órgãos que trabalham com os direitos da criança e do adolescente. Então, é uma forma de divulgar todos os direitos das crianças e também de as crianças se divertirem. Estou achando um evento extremamente importante", diz a mamãe.
Thaynara Dantas, 28, autônoma, também não perdeu tempo e levou o pequeno Benício para curtir a manhã divertida. “Foi muito interessante as crianças poderem aproveitar as oficinas que a Defensoria trouxe. Achei uma forma muito linda de incluí-las em atividades que todo mundo pode ter acesso. Muito divertido e interessante, gostei muito”, declara a moradora do bairro Aero Rancho.

Priscilla Fagundes com os filhos Agatha e Gabriel (crédito da foto: Matheus Teixeira)

Benício com a mamãe Thaynara Dantas (crédito da foto: Matheus Teixeira)
“É uma alegria imensa estar aqui, pois o Nudeca tem dez anos de trabalhos dedicados aos atendimentos das famílias que precisam da Defensoria. Portanto, coloco toda a nossa Defensoria para bem atendê-los sempre, porque a razão da existência da Defensoria Pública é atender as pessoas que precisam de acesso à Justiça”, expõe o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini.
Além de Cardoso e Gasparini, foram ao Parque Ayrton Senna os defensores Débora Maria de Souza Paulino, ex-coordenadora do Nudeca e atual diretora da Escola Superior da Defensoria, Eugênio Luiz Dameão e Paulo Andre Defante, defensores do Nudeca, Angela Rosseti Chamorro Belli e Marisa Nunes dos Santos Rodrigues, defensoras de 2ª Instância, Francianny Cristine da Silva Santos, defensora coordenadora do Núcleo Institucional Criminal (Nucrim), Mateus Augusto Sutana e Silva, assessor para assuntos institucionais, e Salete de Fátima do Nascimento, corregedora-geral. Servidoras e servidores do Nudeca e de todo o órgão também se engajaram.

Defensoras e defensores de 1ª e 2ª Instâncias de Mato Grosso do Sul com Carlos Alberto de Assis (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Entre as autoridades, fizeram-se presentes Carlos Alberto de Assis, diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems), Daniella Kades de Oliveira Garcia, delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude, Diógenes Duarte, assessor da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça (representando a desembargadora Elizabete Anache), Edméia Pacheco de Oliveira, gerente de Lazer da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Eurídio Ben-Hur Ferreira, secretário-executivo estadual de Direitos Humanos, Inês Auxiliadora Mongenot Santana, secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania de Campo Grande, Nelly Macedo, delegada da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, e Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Empresas e instituições parceiras
Contribuíram com o “Vem Brincar com a Defensoria”: Águas Guariroba, Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul (Adep-MS), Atacadão das Tintas, Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), Comper, Corpo de Bombeiros, Cowboy do Gelo, Dale Sorvetes, Dallas Alimentos, Energisa, Escola de Capoeira Ilê Camaleão, Faculdade Insted, Grupo Pereira, Liga do Bem, Polícia Civil, Solurb Soluções Ambientais, Trupe Guavira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), governo estadual – por meio das secretarias de Administração, Assistência Social, Educação, Turismo, Esporte e Cultura, Agems, Fundação de Cultura e Fundesporte – e Prefeitura de Campo Grande – por meio das secretarias de Educação e Saúde e da Fundação de Esportes.

Quadra coberta do Parque Ayrton Senna garantiu a diversão numa manhã chuvosa (crédito da foto: Matheus Teixeira)

