Legado de compromisso e dedicação: Defensoria homenageia o defensor Guilherme Cambraia por mais de 2 décadas de atuação

 

Dr Guilherme capa

Defensor público Guilherme Cambraia de Oliveira (Foto: Arquivo/ DPMS)


Texto: Guilherme Henri

A Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul presta homenagem póstuma ao defensor público Guilherme Cambraia de Oliveira, 53 anos, que faleceu nesse fim de semana. “Sua trajetória, construída ao longo de mais de duas décadas de dedicação ao serviço público, reflete o compromisso com a justiça, a cidadania e a defesa intransigente dos direitos dos mais vulneráveis”, afirma o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini.

Carreira

O defensor público Guilherme Cambraia nasceu no dia 08 de novembro de 1971, em Paraguaçu Paulista, e se formou na Faculdade de Direito de Marília. Ingressou na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em 1998, sendo designado para atuar no Juizado Especial da comarca de Costa Rica.

Poucos meses depois, foi promovido à 1ª Defensoria Pública Cível da mesma comarca, na Segunda Entrância, pelo critério de merecimento.

Em 2000, foi designado para atuar em substituição junto à 1ª Defensoria Pública da Comarca de Camapuã, onde ampliou sua experiência em diferentes áreas de atuação.

Dr Guilherme atendimento

O defensor ingressou na carreira em 1998 (Foto: Arquivo/ DPMS)

Ascensão e consolidação

No início dos anos 2000, o defensor Guilherme consolidou sua carreira. Em 2004, foi promovido para a 34ª Defensoria Pública Estadual da comarca de Campo Grande, na Entrância Especial, pelo critério de antiguidade.

No mesmo ano, foi designado para atuar, ainda em Campo Grande, também nas comarcas de Bandeirantes e Camapuã.

Além disso, passou a atuar junto ao Juizado Especial Cível da capital, ampliando sua atuação em áreas sensíveis para os cidadãos

Líder nato

O reconhecimento de sua experiência o levou a assumir funções de liderança. Em 7 de janeiro de 2014, foi convidado a ser coordenador da 1ª Regional de Campo Grande, abrangendo os municípios de Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.

Posteriormente, em 2016, um novo convite: atuar como Assessor para Assuntos Institucionais, adido ao Gabinete do Defensor Público-Geral do Estado.

Já em 2017, foi novamente convidado a auxiliar a Administração Superior, desta vez no cargo de Chefe de Gabinete do Defensor Público-Geral, posição que exerceu com seriedade, espírito de colaboração e visão estratégica.

Dr Guilherme porta voz

O defensor será lembrado por ter sido porta-voz da instituição (Foto: Arquivo/ DPMS)

Porta-voz

O defensor público Guilherme Cambraia de Oliveira será sempre lembrado por sua postura atenta e comprometida com a instituição, pautada pela responsabilidade e dedicação. Sempre acessível à comunicação pública e empenhado na educação em direitos, atuou como um porta-voz ímpar da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, levando a voz e a missão da instituição com clareza, sensibilidade e profundo respeito à população.

Legado

A Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul destaca que a história do defensor público Guilherme Cambraia se confunde com a própria consolidação da instituição no Estado. Seu trabalho incansável, aliado à sua capacidade de liderança e à dedicação às causas sociais, o tornam exemplo de defensor público comprometido com a missão de garantir acesso à justiça.

Dr Guilherme alems

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search