Defensoria colabora no 1º Colóquio da Rede de Ensino de Campo Grande

Evento fortalece políticas públicas de acolhimento a migrantes internacionais e refugiados

 

PresoInjustamente 05 06

Colóquio foca na inclusão de crianças e adolescentes refugiados e migrantes internacionais em escolas (crédito da foto: Prefeitura de Campo Grande)


Texto: Matheus Teixeira

Defensora dos direitos humanos, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul colaborou no 1º Colóquio da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, organizado pela prefeitura. A iniciativa centrou-se no fortalecimento de políticas públicas de acolhimento a migrantes internacionais e refugiados, e inclusão dessa população nas escolas.
 

Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do 1º Colóquio da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, voltado à inclusão escolar de migrantes e refugiados.

 

“É o momento de discutirmos boas práticas nas escolas, discutirmos o que tem para melhorar e os caminhos. Precisamos estar abertos ao recebimento das crianças e dos adolescentes deslocados dos seus países”, estabelece Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, defensora pública coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da Defensoria de MS.

A Lei Municipal 7.271/24, que instituiu e aprovou o Plano Municipal de Promoção, Proteção e Apoio aos Migrantes Internacionais e Refugiados, suas Famílias, Crianças e Adolescentes, não prevê tradutores e intérpretes apenas no eixo da Educação. A defensora entende isso como positivo, porque “aquele que chega ao Brasil precisa aprender o português para que tenha sua vida desenvolvida aqui e a gente busque uma sociedade mais igualitária, livre de tantas vulnerabilidades”.

A coordenadora do Nudedh da Defensoria de Mato Grosso do Sul foi uma das palestrantes no colóquio – voltado, além de migrantes e refugiados em Campo Grande, a autoridades, gestores escolares, educadores, representantes de instituições públicas e da sociedade civil.

 

PresoInjustamente 05 06

Thaisa Defante: “Somos um Estado Fronteiro, precisamos dialogar sobre as políticas públicas direcionadas aos migrantes internacionais” (crédito da foto: Cedida)

 

PresoInjustamente 05 06

Evento ocorreu no auditório do Centro de Formação Prefeito Lúdio Martins Coelho, na capital (crédito da foto: Cedida)

  

População atendida

 

A Rede Municipal de Ensino de Campo Grande informa que atualmente atende em torno de 700 estudantes migrantes e refugiados.

Além da Defensoria e da Secretaria Municipal de Educação, estiveram presentes no 1º Colóquio a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a Associação Venezuelana em Campo Grande e a Associação Haitiana Brasileira. O evento foi realizado no auditório do Centro de Formação Prefeito Lúdio Martins Coelho (Cefor), em 24 de junho, em celebração à Semana Nacional do Migrante e do Refugiado – lembrada de 19 a 23 de junho.

 

Reportagem atualizada em 8 de julho de 2025 às 18h26.

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search