Atendimento na área da Família e orientações jurídicas são maioria em mutirão no Campina Verde

 

Mutirao todos em acao

Atendimentos foram realizados na Escola Municipal Oneida Ramos (Foto: Guilherme Henri)


Texto: Guilherme Henri

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul esteve presente no último sábado (28) em mais uma edição do programa Todos em Ação, promovido em Campo Grande.  

Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do programa Todos em Ação, em Campo Grande, levando a Van dos Direitos até o bairro Jardim Campina Verde para oferecer atendimento jurídico gratuito à população. A ação, voltada especialmente a pessoas em situação de vulnerabilidade, agilizou demandas nas áreas de família, violência doméstica e retificação de registro civil, facilitando o acesso à justiça de forma direta e próxima à comunidade.

A instituição levou a Van dos Direitos até a Escola Municipal Oneida Ramos, no bairro Jardim Campina Verde, com atendimento jurídico gratuito das 8h às 13h à população da região.

A ação teve como objetivo ampliar o acesso à justiça e prestar orientações jurídicas principalmente a moradores em situação de vulnerabilidade social, facilitando o contato direto das moradoras e moradores com os serviços da Defensoria Pública sem a necessidade de deslocamento até unidades fixas.

De acordo com o defensor público Daniel de Oliveira Falleiros Calemes, o mutirão foi marcado pela agilidade no atendimento.

“Foi um evento dinâmico. Conseguimos absorver a demanda de forma tranquila. A maioria dos casos que atendemos foi na área de família, incluindo medidas protetivas – uma em favor de uma criança e outra de uma mulher vítima de violência doméstica – além de um caso de retificação de registro civil”, explicou.

Já a defensora pública Carmen Lúcia Trindade Dutra, destacou a importância desse tipo de iniciativa para facilitar a vida de quem precisa de atendimento jurídico.

“O mais importante nesses mutirões é atender à expectativa e à demanda do assistido. Se a proposta é encurtar o caminho até a Defensoria, isso foi cumprido. Muitos casos foram resolvidos com orientações e encaminhamentos adequados”, completou.

Um dos assistidos que passou pela Van dos Direitos foi Edeneudes de Jesus, de 37 anos, morador da região.

Ele buscou atendimento para atualizar a certidão de nascimento dos filhos após a esposa mudar de nome.

“Foi muito bom. Nota 100. Me atenderam bem, falaram que em até dois meses consigo resolver tudo. E o melhor: foi aqui pertinho de casa, nem precisei ir ao centro durante a semana”, avaliou.

Mutira todos em acao prefeita

Defensoria e MPMS receberam a prefeita Adriane Lopes (Foto: Guilherme Henri)

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search