Defensora Janaina e servidoras durante ação. (Foto: DPGE/MS)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou de mais uma edição da Ação de Cidadania com o Ônibus Lilás, promovida pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania, em parceria com o município de Aquidauana. A atividade foi realizada durante três dias, com atendimentos voltados à população urbana e indígena em situação de vulnerabilidade.
Resumo gerado por Inteligência Artificial (IA) e revisado por humano.
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou, em Aquidauana, da ação itinerante com o Ônibus Lilás, promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania. A iniciativa levou atendimento jurídico gratuito a comunidades urbanas e indígenas, com foco em mulheres e populações tradicionais.
A Defensoria ofereceu orientação jurídica, fortalecendo o compromisso com o acesso à justiça em áreas remotas e vulneráveis. A ação reforça a estratégia da instituição de aproximar serviços essenciais das pessoas que mais necessitam.
A programação envolveu atendimento intersetorial e itinerante, com foco especial nas mulheres em situação de violência, por meio da unidade móvel conhecida como Ônibus Lilás.
“Foi uma ação do Governo do Estado em parceria com o Município, por meio da Coordenadoria da Mulher. A Defensoria Pública participou com atendimentos jurídicos, consultas processuais e ajuizamento de ações. A maior parte da demanda foi na área de família e registro público”, afirmou a defensora pública Janaína de Araújo Sant´Ana Andrade.
Defensora Janaina durante atendimento. (Foto: DPGE/MS)
As atividades ocorreram em diferentes locais. No primeiro dia, a equipe da Defensoria esteve na Aldeia Bananal; no dia seguinte, os atendimentos foram realizados na ESF Vila Trindade; e finalmente, a ação chegou até a Aldeia Limão Verde no último dia.
O defensor público Danilo Iano Shiroma, também participou da ação. Ao todo, assessoras, assessores, servidoras, servidores e estagiários da instituição também auxiliaram na inciativa.
Evento contou com parceria de outros órgãos. (Foto: DPGE/MS)