Membros da antiga e nova gestão durante homenagem. (Foto: Condege)
Texto: Vitor Ilis
O defensor público-geral de Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Gasparini, participou nesta semana de encontros nacionais que reuniram defensoras e defensores públicos de todo o país, em Foz do Iguaçu (PR). A programação marcou a posse da nova diretoria do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e a realização do 1º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias (CNTI), em conjunto com o Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça (Enastic).
Resumo gerado por Inteligência Artificial (IA) e revisado por humano.
A Defensoria Pública de MS participou do Congresso Nacional sobre Inovação, promovido pelo Condege, no último dia 26. O defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini integrou a nova gestão do conselho durante o encontro, reforçando o compromisso da instituição com a modernização e boas práticas na Justiça.
O evento reuniu lideranças de Defensorias de todo o país para discutir estratégias inovadoras e fortalecer a atuação regional. A participação da Defensoria reforça seu papel no desenvolvimento institucional e no aperfeiçoamento do acesso à Justiça em Mato Grosso do Sul.
Gasparini também passou a compor o novo Conselho Fiscal do Condege como suplente. A nova presidente do colegiado é a defensora pública-geral de Mato Grosso, Maria Luziane Ribeiro de Castro. Ao longo da semana, mais de 400 defensoras, defensores e servidores participaram de debates sobre práticas inovadoras, tecnologias e soluções estratégicas para ampliar o acesso à justiça.
“É uma agenda propositiva, voltada à troca de experiências e ao fortalecimento da atuação estratégica das Defensorias. O foco está na inovação, no avanço tecnológico e na melhoria contínua dos serviços prestados, para garantir cada vez mais o acesso à justiça à população”, destacou Gasparini.
Defensor público-geral tomando posse como suplente na nova gestão do Condege. (Foto: Condege)
A nova gestão do Condege foi oficialmente empossada durante a 98ª reunião ordinária do colegiado. Em sua fala de posse, Luziane Castro ressaltou o papel estratégico do Conselho para o crescimento institucional das Defensorias em todo o país. Ela também agradeceu à gestão anterior e homenageou o ex-presidente Oleno Inácio de Matos, defensor público-geral de Roraima.
Paralelamente ao congresso, foram realizadas reuniões temáticas das comissões especializadas do Condege, entre elas as de Proteção de Dados e de Defesa da Criança e do Adolescente. A Coordenadoria Nacional de Tecnologia, presidida pelo defensor público-geral do Paraná, Matheus Munhoz, apresentou um diagnóstico da área tecnológica das Defensorias e anunciou uma pesquisa nacional com mais de 60 práticas inovadoras mapeadas.
O evento, sediado pela Defensoria Pública do Estado do Paraná, segue até o dia 27 de junho. A proposta é promover o intercâmbio de ideias e fortalecer a cultura da inovação, com foco em soluções tecnológicas aplicáveis e acessíveis aos usuários do sistema de justiça.
Mesa de defensoras e defensores-gerais durante reunião do Condege. (Foto: Condege)