Defensoria promove palestra sobre direitos e empoderamento das mulheres em Rio Negro

 

Keila evento Rio Negro

A iniciativa integra o calendário de ações da Defensoria durante o mês de março, mês voltado ao fortalecimento dos direitos das mulheres (Foto: Divulgação)


Texto: Guilherme Henri

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPE-MS) ministrou uma palestra sobre Direitos, Igualdade e Empoderamento em Rio Negro.

A iniciativa integra o calendário de ações da Defensoria durante o mês de março, mês voltado ao fortalecimento dos direitos das mulheres.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Rio Negro, por meio da Secretaria de Assistência Social, e teve como público-alvo mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família.

Keila de Oliveira Antônio, psicóloga do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da DPE-MS, foi recepcionada pelo prefeito do município, Henrique Ezoe.

Na palestra, ela abordou temas como a busca por equidade e o acesso das mulheres aos direitos fundamentais.

O encontro, realizado no Salão Paroquial de Rio Negro, reuniu cerca de 250 mulheres, além de autoridades locais, como vereadores, a prefeita, a primeira-dama e secretárias das pastas de Assistência Social, Saúde e Educação.

Equidade e direitos das mulheres

Durante sua fala, a psicóloga da Defensoria destacou a importância do reconhecimento das diferenças e da necessidade de ajustes estruturais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A psicóloga destacou a orientação da ONU Mulheres para este ano, que celebra os 30 anos da Conferência de Pequim, reforçando a luta pelos direitos humanos das mulheres e meninas.

“O evento em Rio Negro foi voltado para mulheres que são pessoas de referência no Programa Bolsa Família, mas também contou com a participação de outras pessoas da comunidade e diversas autoridades. Discutimos sobre equidade, acesso a direitos e a necessidade de avançarmos em políticas públicas para garantir justiça social para todas”, destacou Keila de Oliveira.

Além disso, o encontro também contou com apresentações culturais e um ambiente de reflexão sobre o papel das mulheres nos diversos espaços da sociedade.

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search