Foto: Ellen Albuquerque
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública do Estado, por meio do Nudem, participou da instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) no dia 7 de março.
A coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), Zeliana Luzia Delarissa Sabala, destacou, na solenidade, a necessidade da nova vara para desafogar a estrutura já existente.
“A importância dessa vara é que percebemos um congestionamento que já existe. Atualmente, a 3ª Vara concentra mais de 7.500 medidas protetivas em andamento, sendo atendida por um único juiz, um único promotor e um único defensor. Então, quando uma nova vara é criada, esperamos que ela venha acompanhada de um cartório eficiente e de oficiais de justiça que realmente possam garantir o cumprimento das medidas deferidas”, explicou.
Segundo a defensora, a criação da 4ª Vara pode provocar uma reestruturação em toda a rede de atendimento à mulher, garantindo que mais profissionais especializados atuem no acolhimento das vítimas.
Foto: Ellen Albuquerque