Solenidade de posse foi realizada na Escola Superior da Defensoria de MS (Foto: Vitor Ilis)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul realizou a cerimônia de posse da nova defensora e dos novos defensores públicos substitutos, aprovados no XVIII Concurso Público de provas e títulos.
O evento aconteceu no auditório da Escola Superior da Instituição (ESDP), em Campo Grande e reuniu autoridades, familiares, membros da instituição e representantes do Governo do Estado.
Em seu discurso, o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, celebrou o crescimento da instituição e a conquista que os novos defensores representam.
"É com muita alegria que estamos todos reunidos aqui hoje na nossa Escola Superior da Defensoria Pública para empossar novos colegas que reforçam a nossa instituição. Sei o quanto cada um de vocês se esforçou para viver este momento, e isso também é um sonho para a Defensoria, que tem crescido e se fortalecido ao longo dos anos", afirmou.
Defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini (Foto: Vitor Ilis)
O defensor-geral também pontuou o compromisso social da Defensoria.
"Mesmo com a chegada de novos colegas, ainda há muito trabalho a ser feito. Precisamos estar onde a população mais precisa de nós: nas comunidades indígenas, nos presídios, nas favelas, nas ruas. A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul segue comprometida em levar justiça a todos".
Colégio
Em nome do Colégio de Segunda Instância, o defensor público Elias Cesar Kesrouani pontuou a vocação necessária para a carreira e o papel essencial da Defensoria.
"A Defensoria Pública é a voz do que não tem voz, o amparo dos desamparados, a esperança dos desesperançados. Nossa missão é árdua, mas recompensadora", declarou.
Defensor público de 2ª Instância, Elias Cesar Kesrouani (Foto: Vitor Ilis)
Além disso, o defensor ainda também refletiu sobre o impacto da inteligência artificial no direito.
"A inteligência artificial pode nos auxiliar, mas jamais substituirá a empatia, a compaixão e a sensibilidade humana, que são fundamentais para nossa função", pontua.
Associação
A presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de MS (Adep-MS), Nancy Gomes de Carvalho, enfatizou a importância da união e a vocação para a carreira.
"A Defensoria Pública é uma família. E como toda família, tem desafios e dificuldades, mas também tem um compromisso inabalável com os que mais precisam", afirmou.
Presidenta da Adep, defensora pública de 2ª Instância Nancy Gomes de Carvalho (Foto: Vitor Ilis)
Empossados
Representando os novos empossados, o defensor público substituto João Pedro Rodrigues Nascimento discursou a respeito do compromisso social da carreira.
"Assumimos hoje o dever de lutar para que todos tenham o direito não apenas de ter direitos, mas de usufruí-los", afirmou.
O defensor substituto destacou, ainda, o impacto real da Defensoria na vida dos assistidos.
"A Defensoria Pública se faz viva quando impede o despejo de uma família inteira em Corumbá, quando garante a um bebê de Angélica uma cirurgia de alto custo ou quando pleiteia no STJ a revisão de uma pena injusta. A nossa missão é transformar realidades".
Defensor público substituto João Pedro Rodrigues Nascimento (Foto: Vitor Ilis)
Estado
O vice-governador José Carlos Barbosa reafirmou o apoio do governo estadual à Defensoria Pública e destacou sua relevância na estrutura da justiça sul-mato-grossense.
"A Defensoria é indispensável para aqueles que mais precisam. Aqui no Mato Grosso do Sul, não temos uma das melhores Defensorias do país. Temos a melhor Defensoria Pública do Brasil", declarou.
A solenidade recebeu a apresentação musical de crianças do projeto Fábrica do Som, na abertura do evento.
A mesa de autoridades foi composta pela corregedora-geral, Salete Fátima do Nascimento; pelo presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan; pela senadora por MS, Soraya Thronicke; o chefe da DPU em MS, Vinicius Sant'Ana Rissato e pelo secretário-geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral.
Vice-governador José Carlos Barbosa (Foto: Vitor Ilis)
Tomaram posse os defensores públicos substitutos:
João Pedro Rodrigues Nascimento
Stephany Oliveira Giardini Fonseca
Stebbin Athaides Roberto da Silva
Paulo Henrique Americo Lucindo
Ariel Bianchi Rodrigues Alves