2º Mutirão de vagas escolares da Defensoria atendeu mais de 180 pessoas em Campo Grande

 

2º Mutirao de Vagas dra. Débora 07Balcão de atendimentos no 2º Mutirão de Vagas Escolares de Campo Grande. (Foto: Vitor Ilis)

 

Texto: Vitor Ilis

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou no sábado (22), o 2º mutirão de vagas escolares em Campo Grande. A ação, organizada pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), prestou atendimento a mais de 180 assistidas e assistidos para solucionar demandas relacionadas a matrículas em instituições públicas de ensino.

Segundo a coordenadora do Nudeca, Débora Maria de Souza Paulino, a Defensoria recebe um grande volume de pedidos no início do ano. “São pessoas que não conseguiram uma vaga, foram designadas para escolas distantes ou precisam de transferência. O mutirão agiliza o atendimento para que as crianças não fiquem muito tempo sem frequentar a escola”, explica.

2º Mutirao de Vagas dra. Débora 10Defensora Débora Paulino e defensor André Defante (em pé), supervisionando os atendimentos. (Foto: Vitor Ilis)


O defensor público Paulo André Defante destacou que a maioria dos atendimentos envolve a busca por vagas em creches. “A prioridade é garantir vagas próximas às residências para facilitar a rotina das famílias. Também há pedidos para que irmãos estudem na mesma escola, o que é essencial para a dinâmica familiar”, pontua.

Atendimentos

A auxiliar administrativa Érica Souza Costa procurou a Defensoria para tentar transferir um dos filhos. “Tenho uma filha em escola integral e um filho matriculado em outra instituição. Quero que estudem juntos, pois hoje estão em bairros diferentes”, relata.

2º Mutirao de Vagas dra. Débora 11A assistida Érica Souza (de costas), recebendo orientação da Defensoria. (Foto: Vitor Ilis)

Já a artesã Iasmin Lanza de Oliveira busca uma vaga em EMEI em período integral. “Não consigo trabalhar porque meu filho está em casa e não tenho auxílio. Coloquei o nome dele na fila no ano passado, mas ainda não conseguimos. A Defensoria nos atendeu rapidamente e encaminhou a solicitação para a Semed”, afirma.

2º Mutirao de Vagas dra. Débora 09Assistida Iasmin Oliveira com o filho (de costas), em busca de uma vaga em EMEI. (Foto: Vitor Ilis)

Débora Paulino reforça que o canal mais rápido para atendimento é a plataforma virtual da Defensoria. “Pedimos que as pessoas se cadastrem no site e informem sua necessidade. Entramos em contato para agendamento, seja no atendimento regular ou em um próximo mutirão, conforme a demanda”, detalha.

Serviço

 

2º Mutirao de Vagas dra. Débora 08Saguão de atendimento do Mutirão. (Foto: Vitor Ilis)

 

Para solicitar atendimento para vagas escolares, acesse a plataforma virtual da Defensoria Pública de MS.

Ou entre em contato com o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca):

📞 Telefone: (67) 3313-4919

📱 WhatsApp: (67) 99247-3968

✉️ E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

📍 O Nudeca está localizado na Av. Afonso Pena, 3850 – Centro – Campo Grande–MS.

 

2º Mutirao de Vagas dra. Débora 12Equipe de atendimento da Defensoria Pública no Mutirão. (Foto: Vitor Ilis)

 

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search