Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da posse da nova diretora do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá. Além de marcar a renovação da gestão do campus, a solenidade fortaleceu os laços entre a Defensoria Pública e a UFMS e impulsionou a consolidação de parcerias voltadas ao ensino e à ampliação dos serviços prestados à comunidade.
O coordenador da Defensoria Pública em Corumbá, defensor Fernando Eduardo Silva de Andrade, prestigiou a nova gestora da unidade, Andreliza de Souza. A agenda também contou com a participação da reitora da UFMS, Camila Ítavo; o vice-reitor, Albert Schiaveto, entre outras lideranças.
“Essa colaboração será um marco tanto para a Defensoria da comarca de Corumbá quanto para a UFMS no Campus Pantanal. Unimos esforços para oferecer um atendimento mais eficaz e multidisciplinar aos cidadãos de Corumbá e Ladário e, ao mesmo tempo, incentivar o aprimoramento acadêmico e profissional dos estudantes da universidade”, afirmou o defensor público.
Uma das iniciativas em fase de tratativas prevê a atuação de docentes da UFMS no novo prédio da Defensoria Pública de Corumbá. A proposta permitirá que acadêmicos tenham vivência prática na área jurídica e, ao mesmo tempo, contribuam para a melhoria do atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
“Será um espaço de inovação e integração entre o conhecimento acadêmico e a defesa dos direitos fundamentais, a formação jurídica e a qualidade da assistência prestada à população”, afirma o defensor público.