Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul esteve presente na Cantata de Natal do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), realizada na sede da entidade, em Campo Grande. Entre as apresentações, o destaque foi para as crianças e adolescentes do Projeto Fábrica de Som, que levaram a cultura musical, magia e emoção ao palco.
O assessor para assuntos institucionais, defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva, representou a Defensoria Pública-Geral no evento, que também teve a presença da defensora pública de 2ª instância Ângela Rosseti Chamorro Belli, e do defensor público Eugênio Luiz Dameão do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), ambos padrinhos e diretores do Fábrica de Som.
“Fomos convidados pelo presidente do TCE, que já conhecia o projeto e fez questão de incluí-lo na programação da Cantata. Essa iniciativa reforça o papel transformador da música na vida dessas crianças e adolescentes”, comentou Mateus Sutana.
Com um repertório natalino que incluiu clássicos como O Pastorzinho, Cânon, Ode à Alegria e Jingle Bell, os jovens músicos emocionaram o público presente. “Preparamos um repertório característico de Natal para celebrar um dia especial. As crianças, com muito entusiasmo, estudaram em tempo integral para executar as músicas. A apresentação foi um sucesso e já estão pensando na próxima oportunidade de se apresentar!”, destacou a defensora pública Ângela Rosseti, diretora e madrinha do projeto musical.
Além de promover a cultura, a Cantata também celebrou valores como solidariedade e sustentabilidade, que reuniu representantes de diversas instituições públicas e autoridades estaduais. A apresentação da Fábrica de Som foi um exemplo do impacto positivo que projetos sociais podem ter na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
O Projeto Fábrica de Som é uma iniciativa da Defensoria Pública que, por meio da música, oferece oportunidade de aprendizado e transformação social a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com dedicação e trabalho coletivo, a orquestra tem encantado públicos e conquistado reconhecimento em eventos por todo o estado.
Seja uma madrinha ou padrinho, clique aqui!
No dia 10 de dezembro, o projeto Fábrica de Som se apresentará em Brasília, no Superior Tribunal Federal.