Texto: Vitor Ilis
A corregedora-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Salete de Fátima do Nascimento, esteve na 80ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas (CNCG), realizada nos dias 11 e 12 de novembro em São Luís, Maranhão.
O evento reuniu corregedoras e corregedores de diversos estados para debater práticas de gestão, propostas inovadoras e ações voltadas à melhoria do atendimento público.
“A Defensoria de São Luís do Maranhão expôs três práticas exitosas realizadas pelo órgão no estado, as quais são muito interessantes. Uma é relacionada aos presos que estão cumprindo pena e outra de psicólogos, atuação com os servidores e defensores, que foi muito importante”, destaca a corregedora-geral da DPE-MS.
Entre os temas debatidos, destacam-se iniciativas que visam aprimorar o atendimento à população, além de estratégias para cuidar da saúde mental dos profissionais das Defensorias Públicas.
“Nós também tratamos do peticionamento integrado que existe entre as Defensorias do Estado e do Distrito Federal, que visa atender o assistido onde quer que ele esteja”, declarou.
Segundo a corregedora-geral, o termo de cooperação passa por adaptações para o projeto ter maior eficácia para prestar atendimentos aos assistidos das defensorias.
“Após essa sugestão que está sendo feita pelo Conselho dos Corregedores, ela será encaminhada ao Condege, para que ele possa anuir ou modificar as alterações que estamos propondo”, pontuou.
A 80ª reunião do CNCG aconteceu na programação do XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Conadep).