Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul palestrou no 3º Encontro do Ciclo de Estudo Dirigido: ECA, organizado pelo CMDCA de Dourados. O evento aconteceu na OAB.
No encontro, o defensor público Bruno Bertoli Grassani palestrou sobre a rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
“A principal pauta debatida durante a palestra foi o bullying e cyberbullying nas escolas, pois temos realizado, com certa frequência, atendimentos de crianças e adolescentes vítimas dessa forma de violência, infelizmente”, detalhou o defensor.
Além disso, o defensor considerou que “o bullying é uma intimidação sistemática e pode causar vários danos físicos e psicológicos à vítima, sendo o cyberbullying sua forma digital, o qual é praticado através da rede mundial de computadores. O tema também foi relevante para a rede de proteção, pois os atualizou sobre os novos tipos penais da Lei n.° 14.811/2024, os crimes de bullying e cyberbullying”, completou.
A palestra contou ainda com a presença da antropóloga do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), Elis Corrato.