Guilherme Henri
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, participou da posse do governador Eduardo Riedel como presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), na manhã desta quinta-feira (1º), em Campo Grande.
O evento aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e contou com a presença dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Carlos Massa, o Ratinho Junior (Paraná).
“A Defensoria, como representante dos direitos humanos e sociais, reforça o seu compromisso com o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul e se coloca à disposição para colaborar de forma interinstitucional, por meio de projetos e ações multidisciplinares que fortalecem a democracia e, acima de tudo, beneficiem a população em situação de vulnerabilidade”, pontuou o defensor-geral.
Codesul
O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (CODESUL-BRDE), foi criado, em 1961, por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.
Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o CODESUL constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.
O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um Secretário Executivo, nomeado pelo Governador-Presidente, e por quatro Secretários Assistentes, além de corpo técnico e administrativo.