Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul marcou presença na abertura da XIII Paralimpíadas Escolares, realizada na noite desta sexta-feira (12), na sede campestre da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira), em Campo Grande. O evento, que celebra a inclusão e o esporte, contou com a participação de autoridades, atletas e representantes de várias instituições.
O defensor público Eugênio Luiz Damião, coordenador em exercício do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), representou o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini na solenidade.
“É muito importante a presença da Defensoria Pública, por meio do seu órgão ligado à criança e o adolescente, para prestigiar essa ocasião. Hoje nesta Paralimpíadas Escolares do estado de Mato Grosso do Sul existe a participação de 13 municípios envolvidos nas atividades esportivas que vão ser desenvolvidas”, pontua o defensor.
Em discurso, o secretário da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), Marcelo Miranda, representando o governador, Eduardo Riedel, destacou a importância da parceria entre os órgãos, como a Defensoria Pública de MS, para realização do evento, além de promover o desenvolvimento dos jovens atletas. Também estiveram presentes os representantes da Fundesporte, professor Leandro Gonçalves e Paulo Ricardo.
A programação da noite incluiu a entrada das 13 delegações ao som da banda Down Rítmica, apresentação da Ruberval, entrada da tocha para acender a pira olímpica, juramento do atleta e diversas apresentações artísticas.
A XIII Paralimpíadas Escolares incluiu quatro modalidades: atletismo, bocha, tênis de mesa e parabadminton. A competição foi organizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da SETESC.