Texto: Danielle Valentim e Beatriz Magalhães
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou na manhã desta quinta-feira (20), da abertura da XXXVI Semana Nacional, Estadual e Municipal de Políticas de Prevenção às Drogas. A cerimônia aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal.
Neste ano, o evento segue com o tema “Mato Grosso do Sul por uma geração sem uso de nicotina”.
A instituição foi representada pela coordenadora da Defensoria Criminal de 2ª instância, Vera Regina Prado, que é conselheira titular do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Drogas.
“Esse tipo de evento demonstra o comprometimento das instituições nos debates de políticas públicas, visando à conscientização da sociedade e, especialmente, dos jovens sobre a gravidade e os malefícios que as drogas produzem, em especial o uso dos cigarros eletrônicos, tão em evidência dentre a população mais jovem. E o trabalho de prevenção é o melhor caminho”, afirmou a Defensora.
A defensora foi recebida pela presidente do Conselho, Denise Sousa e Silva. O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o Secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp MS), Antônio Carlos Videira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE MS), Jerson Domingos, e a Coordenadora da Política Estadual de Controle do Tabaco, Sandra Marques.
O encontro marca o início de uma série de atividades que serão realizadas ao longo da semana, com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos associados ao uso de substâncias entorpecentes e reforçar a importância de políticas preventivas.
A programação inclui palestras, workshops, debates e outras ações educativas voltadas para diferentes públicos, com foco especial na juventude.