Texto: Carla Gavilan
Casos relacionados à saúde chamaram a atenção do Núcleo dos Direitos Humanos da Defensoria Pública de MS durante atendimento na Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (UAIFA II), realizado no dia 7 de junho, em Campo Grande, com a Van dos Direitos.
O local abriga no momento 41 homens. Dentre eles, Elson Ferreira, que solicitou ajuda para solucionar uma infecção na perna direita.
“Sofri um acidente e precisei fazer cirurgia, há dois anos. Mas, de uns seis meses para cá, o pino que foi colocado no osso está saindo, feriu minha perna e infeccionou. Já fui em todos os hospitais e postos de saúde e não me atendem”, relatou o assistido que teve encaminhamento de urgência.
Conforme a coordenadora Thaisa Raquel Defante, outras solicitações de saúde foram registradas, como pedido de consulta e medicamento, no atendimento móvel feito na sexta-feira, das 16h às 20h.
O evento teve a atuação da defensora pública Mariane Vieria Rizzo e a parceria da Defensoria Pública da União (DPU) e foi organizado com a intenção de oferecer um ambiente seguro e acolhedor às pessoas acolhidas na UAIFA II, que têm dificuldade de acesso às unidades de atendimento da Defensoria Pública.
“É um trabalho de rotina do núcleo, voltado a esse público que, mesmo estando acolhido, é formado por pessoas em situação de rua e precisam de atendimento para resolverem muitas questões relacionadas ao acesso à justiça em suas vidas, como esses casos de saúde registrados que não podem esperar”, afirma a coordenadora.
Coordenadora da UAIFA II, a assistente social Josemary Braga pontuou que a ação foi muito significativa para todos os usuários acolhidos.
“A Defensoria faz um trabalho de excelência. A equipe veio com todos os equipamentos, sanaram dúvidas, fizeram encaminhamentos que, sem esse atendimento especial aqui, nós teríamos mais dificuldade em conseguir, muitos anos até, em alguns casos. Isso é ganhar tempo em total favor do usuário, para que a gente consiga realmente garantir o direito dele. Vocês trouxeram dignidade a todos, principalmente, aos que têm deficiência e aos idosos. Só temos a agradecer”, disse a Josemary.
Esse foi o segundo atendimento da Defensoria Pública de MS nas unidades UAIFA de Campo Grande. No dia 3 de maio, o Nudedh esteve com a Van dos Direitos na Unidade de Acolhimento 1, confira aqui.