Texto: Danielle Valentim e Beatriz Magalhães
O sexto encontro do projeto Em Defesa Delas no Bairro, no dia 10 de junho, apresentou o tema “Saúde da Mulher”. A capacitação reuniu mais de 30 participantes no Instituto de Apoio Capacitação Instrução de Economia Solidária (Aciesp), localizado no bairro Aero Rancho.
Apresentado pela coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz, o tema foi uma oportunidade das pessoas presentes aprofundarem os conhecimentos, não só em direitos, mas sobre onde encontrar e como agir em caso de dificuldades no acesso aos serviços.
“O acesso à saúde é um direito fundamental de todas as pessoas. Nós, mulheres, precisamos estar atentas e manter nossos exames preventivos em dia. Hoje, nossa conversa foi sobre os direitos de acesso à saúde e também sobre o momento de procurar a Defensoria de MS para garantir esses direitos”, destacou a coordenadora.
Animada com a oportunidade de aprendizagem, a manicure Alaide Carmona, de 46 anos, se considera uma replicadora de conhecimento.
“Me interessei pelo curso para saber mais sobre os direitos das mulheres. Nessa aula, aprendi muito sobre nossos direitos na saúde, onde procurar atendimento e o que fazer caso não consiga. Como manicure, me considero replicadora. Tudo que aprendo aqui, levo para minhas clientes”, relatou Alaide.
Também atuante no ramo da beleza, a manicure Gabriela Souza, de 25 anos, destacou a relevância do tema.
"Nessa aula aprendemos também sobre o acesso ao planejamento familiar pelo SUS. Esse curso já está agregando muito na minha vida e também na das pessoas que vivem comigo, porque o que a gente aprende aqui eu também ensino para os outros", afirmou Gabriela.
O projeto - O projeto Em Defesa Delas é realizado por meio de um convênio firmado entre a Defensoria Pública de MS e a União, por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem o objetivo de promover a educação em direitos e a ampliação do acesso à justiça para as mulheres em situação de violência de gênero.
Confira a programação completa do 1º semestre:
6/05–19h/21h-“Violência de Gênero e a Lei Maria da Penha”.
Palestrante: Zeliana Sabala
13/05–19h/21h–Assédio sexual e moral contra as mulheres nos espaços públicos e privados
Palestrante: Defensora pública do Nudem, Edmeiry Silara Brochi Festi.
20/05–19h/21h–Assistência humanizada da gestação ao parto e planejamento familiar
Palestrante: Defensora pública do Nudem, Thaís Dominato Silva Teixeira
27/05–19h/21h–A Assistência Social como Política Pública de proteção, enfrentamento à violência contra a mulher
Palestrante: Assistente social do Nudem, Elaine de Oliveira França
03/06–19h/21h–O impacto da violência doméstica no direito das Famílias
Palestrante: Defensor público do NUFAM, Marcelo Marinho da Silva
10/06–19h/21h–Saúde da Mulher (NAS)
Palestrante: Coordenadora do NAS, defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz
17/06–19h/21h–Violência e Saúde Mental–Como podemos fazer parte da solução?
Palestrantes: Psicóloga do Nudem, Keila de Oliveira Antônio e psicóloga do Departamento de Atendimento Psicossocial da DPGE, Janine Fortin Dittrich Figueiredo.
24/06–19h/21h–Os crimes mais recorrentes praticados contra as mulheres
Palestrante: Coordenadora do Nudem, Zeliana Luzia Delarissa Sabala
01/07–19h/21h–Violência doméstica e familiar e os Direitos das Crianças e dos Adolescentes Palestrante: Coordenadora do Nudeca, Debora Maria de Souza Paulino
08/07–19h/20:30h–Mulheres Cidadãs: Conhecendo os direitos de todas as mulheres
Palestrante: Coordenadora do Nudedh, Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante.