Coordenadora do Nudeca, defensora pública Débora Paulino. (Foto: Beatriz Magalhães )
Texto: Danielle Valentim e Beatriz Magalhães
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do primeiro encontro formativo para diretores escolares da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED).
O evento com o tema “O diretor escolar e as dimensões da gestão democrática”, aconteceu na terça-feira (19) e contou com a participação de mais de 650 pessoas, entre diretores e adjuntos das escolas da Rede Estadual de Ensino (REE).
A coordenadora do Núcleo de Defesa das Crianças e Adolescentes (Nudeca), defensora pública Débora Paulino, representou a instituição na mesa de debate “Diálogos necessários entre o”Ministério Público e Defensoria” e “Educação”, que foi mediada pela coordenadora de Psicologia Educacional (COPED) da Secretaria de Estadual de Educação, Paola Nogueira Lopes.
“Além de ser crianças e adolescentes, eles têm seus direitos como prioridade absoluta. Com isso, a educação se torna um dos principais eixos da defesa e garantia desses direitos. Para nós, integrantes do sistema de justiça, que trabalhamos diretamente com as crianças, precisamos de uma interlocução com a educação. Porque é na educação que essas crianças e adolescentes estão na maior parte do tempo”, pontuou a coordenadora.
Reunidos durante todo o dia, os diretores e adjuntos participaram de cinco rodas de conversas, apresentações e orientações que demonstraram a transversalidade entre as secretarias de estado, característica latente da atual gestão estadual.
Para o secretário de Educação, Hélio Daher, o encontro proporcionou além da formação, a integração entre os diretores dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
“Essa é a primeira vez que me reúno com todos os diretores ao mesmo tempo, temos feito encontros em grupos menores nas CRE’s (Coordenadoria Regional de Educação), mas um evento assim é diferente, essa formação é parte obrigatória do processo de formação dos gestores. A gente começa um ciclo novo agora porque são diretores no novo mandato. Alguns já eram diretores, outros são novos. Mas, independentemente disso, todo mundo tem que fazer essa nova formação que dura o ano todo”, explica o secretário.
Oportunidade
Durante todo o dia, os diretores e adjuntos das 349 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de receber informações sobre assuntos importantes para o dia-a-dia escolar, além das trocas de experiências com os colegas, uma vez que encontros presenciais proporcionam essa conversa de forma direta e eficiente.
Durante os intervalos das rodas de conversa, os diretores aproveitaram para conversar com os colegas, a formação presencial possibilita essa dinâmica, durante a pandemia, as reuniões on-line foram o caminho para os encontros, entretanto, estar juntos presencialmente, aproxima os gestores e proporciona essa troca de dúvidas, orientações e também a confraternização entre todos.