Defensoria de MS participa de reunião da Comissão de Execução Penal do Condege em Porto Alegre


condegerscahuê
Instituição é representada pelo coordenador do Nuspen, defensor público Cahuê Urdiales.

Texto: Danielle Valentim

‌A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participa, nesta quarta-feira (23), da 1ª Reunião Ordinária de 2023 da Comissão Nacional de Execução Penal do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores-Públicos Gerais (Condege).

A Instituição é representada pelo coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), defensor público Cahuê Urdiales.

“Os encontros da Comissão nos ajudam a qualificar ainda mais os serviços prestados pelas instituições nos estados, considerando o debate de temas importantes e troca de experiência entre colegas que atuam com o mesmo objetivo”, pontua o coordenador.

condegerscahuê2
Coordenador do Nuspen, defensor público Cahuê Urdiales.

Participaram, ainda, defensoras e defensores públicos de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal.

Na reunião, organizada pelo Núcleo de Execução Penal da DPE/RS (Nudep), foram abordados temas como uso de câmeras para os policiais penais; questões relacionadas as visitas sociais e íntimas; multa penal; levantamentos sobre pontos críticos que dificultam o trabalho dos defensores que atuam na área; procedimentos para apuração de prática de tortura, entre outros assuntos.

Ainda no RS, nos dias 21 e 22 de agosto, os defensores públicos que integram a Coordenação de Execução Penal do Condege participaram do “Seminário Internacional Memória e Perspectiva de Luta contra a Violência Institucional Carcerária”, realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), ocasião em que a dirigente do Nudep, defensora pública Cintia Luzzatto e o defensor público Thales Vieira dos Santos também foram palestrantes.

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search