Defensoria atende quase 300 famílias que precisam vaga em escola pública durante primeiro mutirão do ano

 

 

capa mutirão escolas 02

 


Texto: Carla Gavilan

A Defensoria Pública de MS, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), realizou o primeiro mutirão de atendimento às famílias que precisam de uma vaga em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) da Capital.

A ação aconteceu na Unidade Centro e atendeu 293 mães, pais e demais responsáveis que já estavam agendados.

Conforme a coordenadora do Nudeca, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, as principais demandas das famílias são a ausência de vagas para creche e quando os filhos conseguem vaga para escolas diferentes e/ou longe da sua casa.

“A partir desse atendimento já elaboramos a ação judicial e o andamento tem sido rápido. A maioria desses pedidos está sendo acatada pelo Poder Judiciário, que compreende a importância de todas as crianças e adolescentes terem acesso à educação”, destacou a coordenadora em entrevista à TV Morena.

 

capa mutirão escolas 03


Esperança

Moradora do Jardim Presidente, Rosana de Souza espera há dois anos por uma vaga.

“Fiz o pedido no cadastro da prefeitura em 2020, quando meu filho tinha oito meses de vida, porque eu precisava voltar a trabalhar e não tinha com quem deixá-lo. Vim aqui hoje pois está muito difícil esperar”, conta a assistida.


A poucas horas de ir à maternidade dar à luz, Elisabeth Alves buscou atendimento da Defensoria também esperançosa por uma vaga.

“Daqui já vou direto para o hospital. Fiz questão de ser atendida pela Defensoria para que minha filha comece a ir à creche”, explicou a gestante de 36 semanas, moradora do Jardim Centro Oeste e acompanhada do marido.

 

gestante



Adriely Marçal, do Jardim Noroeste, compareceu no mutirão pois deseja que a filha consiga uma vaga na escola localizada na rua da sua casa. “Ela já estuda em uma creche do bairro, só que mesmo assim fica longe para irmos à pé com ela, é uma criança”, comenta.

Precisa de Atendimento?

Se você precisa desse tipo de atendimento faça o pedido em uma das opções abaixo:

Pela nossa plataforma Virtual www.defensoria.ms.def.br ;
Diretamente na unidade da Defensoria Pública que fica Avenida Afonso Pena, 3850; ou
Em alguma Unidade da Defensoria nos Fáceis de Campo Grande:
• Fácil General Osório: Rua Santo Ângelo, 51 – Bairro Coronel Antonino (ao lado do Terminal General Osório.
• Fácil Guaicurus: Av. Gury Marques, 5111 - Jardim Monumento.
• Fácil Aero Rancho: Avenida Marechal Deodoro, 2606 – Bairro Aero Rancho, (em frente ao terminal de ônibus Aero Rancho).

 

capa mutirão escolas 01

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search