A Defensoria Pública Estadual, por meio da Escola Superior da Defensoria, realizou nos meses de março e abril o curso de Educação em Direitos para a população do município de Corumbá, que fica a 352 quilômetros da Capital.
A proposta dos defensores públicos palestrantes é contribuir para a formação de lideranças populares, ligadas ou não a movimentos sociais, oferecendo mais instrumentos para que possam participar ativamente do processo de mudança da sociedade.
Durante as aulas realizadas na sede da Defensoria no município, os defensores esclareceram diversos direitos que a população tem, mas desconhece. Entre as temáticas foram abordadas: medicamentos e saúde pública; questões de gênero e direito das mulheres; pronto-socorro criminal: o que fazer em caso de emergência?; poder familiar, guarda e adoção; finanças pessoais e o comportamento do consumidor; os direitos do cidadão frente ao sistema de água, energia e telefonia; bullying no ambiente digital; e, a realidade sobre as drogas.
No total, 108 participantes puderam adquirir conhecimento e servirão como vetores de propagação das informações. Todos eles foram certificados pela ESDP/MS e estão aptos a utilizar o conhecimento no dia a dia para a transformação social.
As aulas foram ministradas pelos defensores públicos Carlos Felipe Guadanhim Bariani, Camila Maués dos Santos Flausino, Daniel Provenzano Pereira, Jamile Gonçalves Serra Azul, Marcel Leonardo Pelagio Gaio e Vagner Fabrício Vieira Flausino.