A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou nessa segunda-feira (23) da audiência pública “Atenção à Pessoa com Deficiência e Doenças Raras” promovida pela Assembleia Legislativa, por proposição do deputado estadual Dr. Paulo Siufi, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis.
O defensor público do Núcleo de Atenção à Saúde, às Pessoas com Deficiência e aos Idosos (Naspi) esteve presente na mesa de autoridades e participou da proposição da criação de uma Câmara Técnica para Pessoas com Doenças Raras, para diminuir os casos de judicialização por medicamentos e tratamentos no Estado.
A Câmara será formada por uma parceria entre o Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Farmácia (CRF), Poder Legislativo e o Poder Judiciário, que irá cobrar responsabilidades junto do Comitê Estadual do Fórum do Judiciário para a Saúde.
No evento o defensor público destacou a grande procura da população à Defensoria Pública para conseguir medicamentos e tratamentos de alto custo e que afirmou que novas políticas públicas são necessárias para dirimir o problema.
Com informações e fotos da Agência ALMS.