A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul é uma das Defensorias Estaduais que participam essa semana do II Encontro Nacional de Defensores Públicos – Intercâmbio de Experiências na Defesa da Mulher, realizado no Rio de Janeiro.
O evento comemora os vinte anos do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher e de Vítimas de Violência de Gênero (Nudem) e também compartilha o trabalho desenvolvido pelos núcleos de outros Estado, inclusive da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, que tem atuação estratégica com apoio de uma equipe multidisciplinar, representada pela coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Edmeiry Silara Broch Festi.
Durante o evento será lançada a revista Gênero, Sociedade e Defesa de Direitos - A Defensoria Pública e a Atuação na Defesa da Mulher, que reúne textos sobre atuação jurídica sem esquecer os aspectos multidisciplinares relevantes para a questão. A obra contou com a participação da defensora pública Graziele Carra Dias Ocáriz também integrante do Nudem em Mato Grosso do Sul.
Grupos de trabalho interestadual também produzirão uma edição especial comentada sobre a Lei Maria da Penha e deve ser lançada em 2018.
“Estimular a discussão e promover a atuação conjuntas são iniciativas simples que fortalecem, sobremaneira, o trabalho das Defensorias Públicas e nos consagram como instituição garantidora dos direitos humanos das mulheres no cenário nacional. O objetivo é valorizar e divulgar o trabalho da Defensoria Pública em sede nacional, mas também fomentar a elaboração teórica especializada no âmbito jurídico e das instituições” definiu a organizado do evento e coordenadora do Nudem no Rio, defensora pública Arlanza Rebello.
Informações: Ascom/RJ