Coordenador do Nufam, Marcelo Marinho com defensores Seme Mattar Neto e André Santelli Antunes. (Foto: DPE/MS)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio da coordenação do Núcleo de Direito de Família e Sucessões (Nufam), concluiu as visitas institucionais no interior do estado. As agendas fazem parte de um planejamento realizado pelo coordenador do núcleo, defensor público Marcelo Marinho.
“O cronograma percorreu cinco comarcas com o objetivo de apresentar os projetos do núcleo para o biênio 2025/2027, com foco na modernização de processos e na ampliação do atendimento especializado”, relatou o coordenador do Nufam.
As reuniões destacaram a nova rotina de trabalho para processos de inventário, a implantação do programa Pacifica.def e o aprimoramento do atendimento à pessoa idosa.
Defensor Vandir Zulato (à direita) da comarca de Naviraí. (Foto: DPE/MS)
Em Naviraí, o defensor público Vandir Zulato Jorge relatou o aumento das demandas relativas à saúde e aos direitos de idosos, além de um fluxo constante de ações de família.
Fortalecimento da Atuação e Parcerias
A coordenação do Nufam promoveu encontros técnicos em Nova Andradina, com a presença dos defensores públicos Diego Bortoloni Disperati e Natanael Claudino de Araújo Júnior.
Coordenador do Nufam com defensores de Nova Andradina. (Foto: DPE/MS)
Em Ivinhema, a reunião contou com a participação dos defensores Seme Mattar Neto e André Santelli Antunes.
Na comarca de Dourados, o encontro reuniu dez defensoras e defensores públicos: Inês Batisti Dantas Vieira, Maria Arnar Ribeiro, Maria Inêz Dias dos Santos e Mariza Fátima Gonçalves, Aléscio Artiolle, Alex Batista de Souza, Astolfo Lopes Cançado Netto, Reginaldo Marinho da Silva.
Reunião do Nufam na unidade de Dourados. (Foto: DPE/MS)
Além da articulação interna, Marinho reuniu-se com o prefeito de Fátima do Sul, Wagner Roberto Ponsiano.
A pauta central do encontro foi o estabelecimento de uma parceria para a realização de mutirões de atendimento jurídico nas áreas de família e sucessões, o que deve beneficiar diretamente a população local.
Marcelo Marinho (ao centro), em reunião na prefeitura de Fátima do Sul. (Foto: DPE/MS)

