
Coordenador do Nudeca, defensor Edson Cardoso, e primeira-dama do Estado, Mônica Riedel (Foto: Guilherme Henri)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do encerramento do programa Estudantes no Controle 2025, iniciativa do Governo do Estado direcionada a estudantes de escolas estaduais da Capital e do interior.
A cerimônia de encerramento foi realizada na segunda-feira (15), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com a presença de autoridades estaduais e representantes das 18 escolas premiadas, incluindo as 15 finalistas e as três vencedoras do Troféu Interação, concedido às instituições que se destacaram no fortalecimento do engajamento e das relações no ambiente escolar.
No evento, o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, foi representado pelo coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensor público Edson Cardoso.
Encerramento aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo (Foto: Guilherme Henri)
“O incentivo à participação cidadã desde a infância e a adolescência contribui para a formação de sujeitos conscientes de seus direitos e deveres. A Defensoria Pública reconhece o Estudantes no Controle como um importante instrumento de educação cidadã e de fortalecimento da democracia”, afirmou.
A edição 2025 do programa registrou crescimento significativo, reunindo 162 escolas de 56 municípios e envolvendo diretamente 3.240 estudantes. Ao longo do período de execução, milhares de jovens participaram ativamente de debates, análises e proposições, contribuindo para a construção de um ambiente escolar mais participativo, inclusivo e democrático.

