Homero em solenidade realizada no TJMS, em 2025, enquanto 1º subdefensor público-geral. (Foto: Vitor Ilis)
Guilherme Henri
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul se despede do defensor público Homero Lupo Medeiros, após mais de 16 anos de dedicação integral à missão de promoção do acesso à justiça e defesa dos direitos da população em situação de vulnerabilidade.
Medeiros, que deixa a Defensoria Pública de MS para seguir em novos projetos pessoais e profissionais, desde o ingresso na carreira construiu uma atuação plural e consistente, iniciando sua trajetória como defensor público substituto, conhecendo de perto a realidade social e jurídica do Estado.
Homero durante Cerimônia de Posse da primeira gestão do defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, em 2023. (Foto: Arquivo/DPGE-MS)
Trajetória que inspira
Homero Medeiros em seu gabinete em 2015. (Foto: Arquivo/DPGE-MS)
Atuou em diversas defensorias da Capital e em várias comarcas do interior, experiência que lhe permitiu transitar por áreas essenciais como Execução Penal, Tribunal do Júri, Infância e Juventude, Direito do Consumidor, matérias cíveis residuais e família. Essa vivência ampla contribuiu para a formação de um defensor sensível às múltiplas demandas sociais e preparado para enfrentar os mais variados contextos da atuação defensorial.
Homero durante evento no TJMS, em 2024. (Foto: Arquivo/DPGE-MS)
Reconhecido por uma postura proativa e inovadora, participou de mutirões institucionais, colaborou com iniciativas de modernização e teve papel relevante na capacitação interna para o uso do processo judicial eletrônico, contribuindo diretamente para o aprimoramento da prestação jurisdicional.
Participação em reunião virtual em 2023. (Foto: Arquivo/DPGE-MS)
No interior do Estado, destacou-se pelo trabalho desenvolvido em Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Paranaíba, onde, além da atuação ordinária, manteve presença constante em comarcas da região, reforçando o alcance e a efetividade da Defensoria Pública de MS.
Para além da atuação finalística, Homero Lupo Medeiros sempre demonstrou preocupação com o fortalecimento institucional. Integrou comissão de estudos que resultou em importante marco legislativo para a Defensoria Pública e representou a Instituição em diferentes espaços de diálogo com a sociedade e com órgãos do sistema de justiça. Nesse contexto, também se destacou na criação e execução de projetos voltados à aproximação da Defensoria com a comunidade.
Em 2019, enquanto coordenador do Nuccon, Homero participou de audiências públicas em defesa das assistidas e assistidos. (Foto: Arquivo/DPGE-MS)
Líder nato
A confiança depositada pelos colegas e pela Administração Superior se refletiu na ocupação de cargos estratégicos ao longo de sua trajetória, como membro do Conselho Superior, coordenador do Núcleo de Promoção e Defesa do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais (NUCCON), defensor público adido ao gabinete da Defensoria Pública-Geral, primeiro subdefensor público-Geral e defensor público-geral interino. Em todas essas funções, atuou com elevado senso de responsabilidade, espírito público e compromisso com o aprimoramento institucional.
Homero em discurso durante homenagem aos veículos de imprensa em 2024. (Foto: Vitor Ilis)
Atuações mais que estratégicas
Sua atuação na defesa do consumidor também alcançou projeção nacional, com participação em comissões do Condege e da Anadep, além de relevante atuação no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul, o que contribuiu para ampliar o protagonismo da Defensoria Pública estadual em debates estratégicos sobre direitos do consumidor.
Participação no Condege em 2022. (Foto: Arquivo/DPGE-MS)
Ao comentar a trajetória do colega, o defensor público-geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini, destacou a relevância do legado deixado por Homero Lupo Medeiros.
“Homero construiu uma história que honra a Defensoria Pública. Sua atuação sempre foi pautada pela técnica apurada, pela ética e por um compromisso genuíno com a Instituição e com a população que atendemos. Ele exerceu funções estratégicas com responsabilidade e lealdade institucional, deixando contribuições concretas para o fortalecimento da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, 2ª subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima, e então 1º subdefensor público-geral, Homero Lupo Medeiros, na posse da Defensoria em 2025. (Foto: Vitor Ilis)
Defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, 2ª subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima, e então 1º subdefensor público-geral, Homero Lupo Medeiros, na posse da Defensoria em 2025. (Foto: Vitor Ilis)

