Defensoria instala “Banco Vermelho” como ação nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

 

Dra Kricilaine vereadora Luisa

Vereadora Luiza Ribeiro e coordenadora do Nudem, defensora Kricilaine Oksman (Foto: DPMS)

 
Texto: Guilherme Henri

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou, na última semana, a instalação do Banco Vermelho na Unidade Afonso Pena como parte das ações da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Conforme a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), defensora pública Kricilaine Oliveira Souza Oksman, a iniciativa, de caráter simbólico e educativo, integra um movimento internacional criado na Itália, em 2016, por mulheres que perderam amigas vítimas de feminicídio.

“O banco, pintado de vermelho, simboliza a luta pelo feminicídio zero e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade de enfrentamento contínuo à violência contra as mulheres, ainda presente em todo o mundo”, explicou a coordenadora.

Defensoras Nudem banco vermelho

Defensoras do Nudem (Foto: DPMS)

Além disso, a defensora destaca que o gesto amplia o alcance da mensagem e reafirma o papel da Defensoria na promoção dos direitos das mulheres.

O Banco Vermelho esteve na recepção da Unidade Afonso Pena até o dia 16 de dezembro.

Luta

Na quarta-feira (10), defensoras e servidoras receberam a visita da vereadora Luiza Ribeiro, que esteve no local para dialogar sobre a campanha e fortalecer a parceria iniciada em outubro, quando apresentou o programa ao Nudem e colocou a iniciativa à disposição para instalação em unidades da Defensoria, considerando o grande número de pessoas atendidas diariamente.

“Como parte do planejamento institucional, o Nudem solicitou, ainda, a instalação de um segundo banco na Unidade Belmar Fidalgo para ampliar o alcance da ação durante o período de mobilização”, pontua a coordenadora.

Defensoria banco vermelho

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search