
Inauguração aconteceu no Fácil Aero Rancho (Foto: Ellen Albuquerque)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou, nessa quinta-feira (4), a inauguração simultânea das salas do projeto “Em Defesa Delas”.
A iniciativa amplia e descentraliza o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero.
A cerimônia oficial aconteceu na Unidade Fácil Aero Rancho, em Campo Grande.
Ao todo, o projeto contempla cinco salas de atendimento, sendo três unidades na Rede Fácil da Capital, uma no Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) e outra no Poupatempo de Dourados.
A ação faz parte do projeto nacional “Em Defesa Delas”, viabilizado por convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na educação em direitos, acolhimento, orientação jurídica e apoio psicossocial às mulheres em situação de violência.
Cerimônia
Durante o evento no Fácil Aero Rancho, o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, destacou que a inauguração conjunta das salas representa um marco para a instituição e para a sociedade sul-mato-grossense.
“A forte demanda registrada nas unidades da Rede Fácil motivou essa expansão. Somente em 2025, as três unidades ultrapassaram 5.700 atendimentos, enquanto, desde 2022, o total já supera 27 mil registros”, pontua.
Defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini (Foto: Ellen Albuquerque)
O defensor público-geral também ressaltou o impacto do Núcleo de Defesa das Mulheres (Nudem), que neste ano ultrapassou 8 mil atendimentos, incluindo pedidos de medidas protetivas, orientações jurídicas, casos envolvendo guarda de filhos, alimentos, afastamento do agressor e acompanhamento das ações penais.
“Ao permitir que todas as unidades da Rede Fácil contem com um espaço exclusivo, reforçamos o compromisso de oferecer atendimento humanizado, sigiloso e especializado, diminuindo barreiras territoriais e acolhendo essas mulheres com dignidade”, completou.
Atendimento ágil e humanizado
A coordenadora do Nudem, defensora pública Kricilaine Oksman, destacou que a inauguração simultânea dos espaços representa uma estratégia da instituição para ampliar sua capilaridade e facilitar o acesso ao atendimento especializado.
“As novas salas permitirão que as mulheres sejam atendidas diretamente pelas defensoras especializadas, assim como por toda equipe do Nudem, como psicóloga e assistente social, por meio do sistema informatizado da instituição, com mais rapidez, gratuidade e acolhimento. Esperamos que essas mulheres sejam atendidas de forma mais célere, empática e segura. Que possam acessar o serviço sem custo e com toda a orientação necessária para romper o ciclo de violência”, afirmou.
Coordenadora do Nudem, defensora pública Kricilaine Oksman (Foto: Ellen Albuquerque)
Participaram da cerimônia a corregedora-geral, Salete de Fátima do Nascimento; o assessor para assuntos institucionais, defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva; a gestora de projetos e convênios, defensora pública de 2ª instância, Renata Gomes Bernardes Leal; coordenadora do Núcleo Criminal, defensora pública Frannciany Santos, e coordenador do Núcleo de Família e Sucessões, defensor público Marcelo Marinho.
21 Dias de Ativismo
A inauguração simultânea das Salas em Defesa Delas integra a programação especial preparada pela Defensoria Pública e pelo Nudem para a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro.
As Salas em Defesa Delas
Equipadas para garantir sigilo e acolhimento, as Salas oferecem:
escuta qualificada e atendimento remoto direto com defensoras especializadas;
orientação jurídica personalizada;
encaminhamentos e suporte psicossocial por meio da rede de proteção;
espaço reservado e seguro para mulheres em situação de violência.
Atendimento nas salas localizadas nos Fáceis já iniciou (Foto: Ellen Albuquerque)

