Defensoria participa de apresentação do projeto Patas que Acolhem em Nioaque

 

Patas que Acolhem siteLideranças reunidas no Fórum de Nioaque. (Foto: Reprodução)

 

Texto: Vitor Ilis

 

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul esteve presente, na quinta-feira (30), na apresentação do projeto “Patas que Acolhem”, realizada no Fórum da Comarca de Nioaque. Idealizada pelo juiz de Direito Luciano Pedro Beladelli, a iniciativa busca tornar mais acolhedora a escuta de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade durante depoimentos especiais.

A proposta prevê a presença de cães terapêuticos nesses momentos, com o intuito de oferecer suporte emocional e criar um ambiente mais seguro e sensível para os depoentes.

A defensora pública Juliana Borher Valadares ressaltou a importância da ação para a garantia de direitos da infância e juventude.

“O projeto reflete o compromisso do sistema de Justiça com a escuta respeitosa e empática. A atuação dos cães contribui para que o relato ocorra com dignidade e menor impacto emocional. A Defensoria apoia iniciativas que colocam o bem-estar das vítimas no centro da atuação judicial”, afirmou.

A ação é realizada em parceria com a Polícia Militar, por meio do Projeto “Pelo Amigo” de Aquidauana.

O evento contou com a presença da promotora de Justiça Mariana Sleiman, do prefeito de Nioaque, André Bueno Guimarães, de representantes da Polícia Militar, da secretária de Saúde, Cristiane Regina Gomes de Sousa.

O depoimento especial é previsto em lei e tem como objetivo proteger crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, evitando a revitimização e assegurando que o relato seja colhido de forma adequada e menos traumática.

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search