
Evento foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Vitor Ilis)
Texto: Carla Gavilan e Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul recebeu, na sexta-feira (24), um novo espaço para funcionamento em Cassilândia, por meio do Programa Imóvel da Gente, do Governo Federal.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul ganhou um novo espaço em Cassilândia pelo Programa Imóvel da Gente. A entrega, com presença de autoridades federais e estaduais, simboliza a cooperação entre governos e o compromisso com a inclusão social. Foi a maior destinação de imóveis da União no estado, somando cerca de R$ 100 milhões em bens para áreas essenciais.
A cerimônia de entrega dos imóveis da União contou com a presença das ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do governador Eduardo Riedel.
Conforme o defensor público-geral, Pedro Paulo Gaparini, o ato simbólico marcou a cedência oficial de parte do imóvel onde funciona o Fórum da Justiça do Trabalho de Cassilândia, que será destinado à Defensoria Pública.
A cerimônia de entrega dos imóveis da União contou com a presença das ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do governador Eduardo Riedel.
Conforme o defensor público-geral, Pedro Paulo Gaparini, o ato simbólico marcou a destinação oficial de parte do imóvel onde funciona o Fórum da Justiça do Trabalho de Cassilândia, que será destinado à Defensoria Pública.
“As tratativas começaram em 2024, com reuniões entre a Defensoria, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e a Secretaria do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, com o superintende Tiago Botelho. O espaço garantirá à população um ambiente moderno, acessível e adequado para o atendimento gratuito àqueles que mais precisam”, detalha o defensor-geral.
Por meio da parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24) e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a Defensoria Pública de MS assinou no dia 13 de dezembro de 2024 o Protocolo de Intenções que viabilizou o uso de uma parte do espaço onde funciona o atual Fórum da Justiça do Trabalho em Cassilândia pela Defensoria.

Assinatura em 13 de dezembro de 2024, entre defensor público-geral, em exercício, Homero Lupo Medeiros, com presidente do TRT-24, João Marcelo Balsanelli.
Investimento social
Durante a solenidade, Gasparini destacou o papel da união entre as esferas de governo para tornar o projeto realidade.
“E é esse gesto que hoje se materializa, dentro do Programa Imóvel da Gente, como mais um exemplo de que quando há cooperação entre as esferas de poder, todos ganham, especialmente a população. Essa cedência representa mais do que uma nova estrutura física: simboliza a continuidade de um trabalho pautado na responsabilidade social e no compromisso com quem mais precisa”, completou.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ressaltou o caráter social da iniciativa e a importância das parcerias para o desenvolvimento do país.
“É uma alegria estar na minha casa, Mato Grosso do Sul e UFMS, para algo tão importante como a destinação desses imóveis para causas e instituições tão nobres e essenciais no enfrentamento às desigualdades sociais. O investimento público, quando bem direcionado, é um poderoso instrumento de transformação”, afirmou.

Cooperação entre entes públicos
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reforçou que o Programa Imóvel da Gente tem como base a colaboração entre União, estados e municípios.
“É justamente pela parceria com os governos estaduais e municipais que a gente está conseguindo avançar e chegar até a população. O Imóvel da Gente é um programa que traduz na prática o conceito de gestão pública voltada para o bem comum”, disse Dweck.

