Defensoria inicia jornada de capacitação para atendimento ao público

Em ação, também é lançado Manual de Orientação para um Atendimento ao Público de Excelência

PresoInjustamente 05 06

Dinâmicas com servidoras e servidores são promovidas pela Justiça Restaurativa (crédito da foto: Matheus Teixeira)


Texto: Matheus Teixeira

Para manter prestações de serviços públicos de qualidade, servidoras e servidores da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul que atendem o público externo passaram pela primeira etapa de uma jornada de capacitação, alinhada aos princípios institucionais. Também houve lançamento do Manual de Orientação para um Atendimento ao Público de Excelência.

Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS capacita servidoras e servidores que atendem o público e lança manual. A ação busca padronizar atendimentos e fortalecer o acolhimento com qualidade e respeito às assistidas e aos assistidos.

 

A jornada foi realizada no último dia 10, no auditório da Escola Superior, a partir de iniciativa das coordenações dos núcleos institucionais de Direito de Família e Sucessões (Nufam) e de Promoção e Defesa do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais (Nuccon) da Defensoria de MS, sediados em Campo Grande.

Marcelo Marinho da Silva, defensor coordenador do Nufam, percebe que as assistidas e os assistidos pela Defensoria compreendem os atendentes como “cartões de visita” da Defensoria, transmitindo a eles imagens da instituição. “O atendimento e o acolhimento ficam marcados nas pessoas! Então, temos que conversar com os servidores continuamente, mostrando técnicas de atendimento, de como se portar e de como saber agir diante das inúmeras diferenças”, expõe.

 

PresoInjustamente 05 06

Defensor Marcelo Marinho da Silva, coordenador do Nufam (crédito da foto: Leonardo Maganha)

 

Patrícia Feitosa de Lima, defensora coordenadora do Nuccon, propõe que todos os atendentes sempre se questionem “qual é a sensação e o sentimento do nosso usuário depois que deixou a Defensoria”, a fim de verificar se o atendimento foi satisfatório. Para chegar a esse resultado, afirma que a Defensoria tem que ensinar e dar as ferramentas para serem executadas. “A capacitação vem para agregar conhecimento, despertar habilidades e atitudes para conseguirmos essa qualidade e eficiência no nosso serviço”, frisa Lima.

Com apoio de equipe do programa Justiça Restaurativa na Escola – iniciativa do Tribunal de Justiça e da Secretaria de Estado de Educação –, as servidoras e os servidores passaram, na Escola Superior, por momentos de partilha e reflexão sobre a importância de cada função exercida na Defensoria. E para Silva, como a Defensoria é um órgão estadual, as capacitações também servem para um outro propósito: fornecer ferramentas teóricas e práticas para estabelecimento de padronização de atendimentos em todas as cidades de Mato Grosso do Sul.

 

PresoInjustamente 05 06

Defensora Patrícia Feitosa de Lima, coordenadora do Nuccon (crédito da foto: Matheus Teixeira)

 

“Eventos como esse são essenciais para o aprimoramento do atendimento ao público e para o fortalecimento da instituição, seja ao público externo ou interno. A atualização permanente contribui para a eficiência dos serviços que disponibilizamos, assegura maior qualidade no acolhimento dos assistidos e reforça o compromisso com a promoção da Justiça e dos direitos humanos, bem como cria um ambiente mais saudável com os colegas”, descreve Fabio Victor Malheiros Rocha, analista de Direito em Corumbá, que participou on-line da atividade.

Participaram da abertura da jornada as defensoras públicas Salete de Fátima do Nascimento, corregedora-geral, e Débora Maria de Souza Paulino, diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, e Pedro Paulo Gasparini, defensor público-geral do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

PresoInjustamente 05 06

Defensor público-geral (ao centro) com equipes de organização da jornada de capacitação (crédito da foto: Ellen Albuquerque)

 

PresoInjustamente 05 06

Fabio Rocha, analista de Direito em Corumbá, acompanha on-line (crédito da foto: Cedida)

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search