Reunião do Nufam com o Navit. (Foto: DPE/MS)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul recebeu, na última semana, a coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit) do Ministério Público Estadual, promotora de Justiça Renata Goya, para alinhar ações conjuntas e discutir projetos de acolhimento e apoio a vítimas de violência.
A agenda envolveu duas reuniões conduzidas pelos núcleos temáticos da Defensoria. No Núcleo de Defesa das Mulheres (Nudem), a coordenadora, defensora pública Kricilaine Oliveira Souza Oksman, e a equipe técnica receberam a promotora para tratar de iniciativas transversais, como o Projeto Acolhida, que busca ampliar a rede de proteção e fortalecer o atendimento a mulheres vítimas de violência.
“Esses encontros são importantes para que possamos unir esforços e garantir que as vítimas tenham atendimento completo, com acolhimento jurídico, psicológico e social”, destacou a defensora pública Kricilaine Oksman.
Equipe do Nudem em reunião com núcleo do MPE. (Foto: DPE/MS)
Já no Núcleo de Família e Sucessões (Nufam), o coordenador, defensor público Marcelo Marinho da Silva, apresentou a estrutura de funcionamento do núcleo, o volume de atendimentos e os projetos voltados à humanização do serviço e à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
“A aproximação entre as instituições é essencial para que possamos oferecer um atendimento mais completo e eficiente às pessoas que buscam a Defensoria. O diálogo com o Ministério Público permite que identifiquemos pontos em comum e fortaleçamos a rede de proteção, especialmente em casos que envolvem vítimas de crimes e situações de vulnerabilidade”, afirmou o defensor público Marcelo Marinho da Silva.
Nos dois encontros, a promotora expôs as iniciativas do Navit e os procedimentos adotados pelo Ministério Público no atendimento às vítimas de crimes e atos infracionais violentos.
Ao final das reuniões, as instituições estabeleceram diretrizes para fortalecer o fluxo de comunicação e desenvolver ações conjuntas voltadas à prevenção da violência e à ampliação do acesso à justiça.