Defensoria ajuda na garantia de direitos de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
Defensor Bruno Henrique Gobbo Gutierrez durante palestra (crédito da foto: Câmara de Três Lagoas)
Texto: Matheus Teixeira
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul colaborou em um seminário sobre autismo em Três Lagoas. A participação se deu por intermédio do defensor público Bruno Henrique Gobbo Gutierrez, que tratou sobre quais são os papéis do órgão nos casos de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS participou de um seminário sobre autismo em Três Lagoas. O defensor Bruno Gobbo destacou o papel do órgão na garantia de diagnóstico, tratamento e apoio escolar a crianças e adolescentes com autismo.
“Atuamos em defesa das crianças e adolescentes atípicos a fim de que obtenham diagnóstico e tratamento multidisciplinar necessário, além do professor auxiliar em sala de aula, quando necessário para a garantia do direito à educação” descreve o defensor, palestrante no evento promovido pela Câmara de Vereadores e realizado em plenário.
Gobbo, titular da Defensoria Pública da Infância e Adolescência de Três Lagoas, explica que para ajudar esses pacientes a Defensoria pode ajuizar ações ou mesmo resolver os casos administrativamente, sobretudo por meio de solicitações enviadas a secretarias de saúde e educação.
O seminário no Poder Legislativo foi proposto pelo vereador Antonio Luiz Teixeira Empke Junior, “Tonhão”, presidente da Casa de Leis. Além dele, do defensor e de outros palestrantes, houve presença de autoridades e da população.
Seminário foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Três Lagoas (crédito da foto: Câmara de Três Lagoas)
Bruno Gobbo (ao centro) com vereadores três-lagoenses e palestrantes do evento (crédito da foto: Câmara de Três Lagoas)