Defensoria de Sidrolândia: demandas de saúde resolvidas extrajudicialmente

Nova parceria entre Defensoria e Secretaria de Saúde permite que maioria de casos não seja ajuizada

 

PresoInjustamente 05 06

Reunião entre Defensoria Pública e Prefeitura de Sidrolândia (crédito da foto: Cedida)


Texto: Matheus Teixeira

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em Sidrolândia tem uma nova parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde, na qual juntas fazem com que a maior parte dos casos de assistidas e assistidos da Defensoria que envolve demandas de saúde seja solucionada administrativamente, ou seja, de modo que ações não precisem ser ajuizadas.

 

Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul firmou parceria com a Saúde de Sidrolândia para resolver demandas de saúde de forma administrativa, garantindo agilidade, economia e acesso a tratamentos sem necessidade de ação judicial.

 

“O acordo de cooperação técnica otimiza os fluxos internos do SUS [Sistema Único de Saúde], garantindo maior celeridade e eficiência no atendimento à população. Além disso, contribui para racionalizar recursos públicos ao evitar custos decorrentes de processos judiciais e permitir que os esforços sejam direcionados à ampliação da rede de serviços de saúde”, explana Marcos Braga da Fonseca, defensor da 2ª Defensoria Pública Cível de Sidrolândia.

A cooperação está em funcionamento há pouco mais de dois meses. De acordo com Fonseca, os resultados têm sido excelentes e ajudado a salvar vidas! O diálogo direto entre a pasta da Saúde e a Defensoria possibilita acesso a consultas, exames, remédios e tratamentos. “Para a Defensoria Pública, a parceria reforça o compromisso institucional de assegurar o direito fundamental à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade”, fala o defensor. A parceria entre a Prefeitura de Sidrolândia e a Defensoria vai durar, pelo menos, até 2027.

 

PresoInjustamente 05 06

A partir da esq.: defensor Leonardo Backes, prefeito Rodrigo Basso, secretária de Saúde, Vanessa Prado, Fonseca e Weslei Galdino, procurador municipal (crédito da foto: Cedida)

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search