Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou uma reunião em Ponta Porã para alinhar projetos voltados ao enfrentamento da violência contra mulheres na região de fronteira.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS reuniu-se em Ponta Porã para discutir a implementação do projeto “Em Defesa Delas” e capacitações da rede de proteção, em preparação para a Casa da Mulher Brasileira. Será feito um levantamento dos serviços existentes e possível integração de municípios vizinhos.
O encontro reuniu representantes do poder público municipal e do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem).
Participaram da reunião a coordenadora do Nudem, defensora pública Kricilaine Oliveira Souza Oksman; a defensora pública substituta em Ponta Porã, Vitória Davalos de Souza; a secretária de Cidadania do município, Dilma da Silva Leite; a coordenadora de Políticas para Mulheres de Ponta Porã, Eliana Barbosa; além da servidora do Nudem Amélia Luna Prado e da estagiária Geovana Pereira Guimarães.
Projeto “Em Defesa Delas”
Segundo a coordenadora do Nudem, defensora pública Kricilaine Oksman, a reunião foi motivada pela iniciativa da defensora pública substituta Vitória Davalos, que atua em Ponta Porã.
A Secretaria de Cidadania do município manifestou interesse em implementar o projeto “Em Defesa Delas”, de autoria do Nudem, e também em realizar uma capacitação junto à rede de proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres.
“A preocupação da Secretaria é preparar a rede e a sociedade para o acolhimento e encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência, especialmente diante da futura instalação da Casa da Mulher Brasileira em Ponta Porã. Além disso, a ideia é também desenvolver ações preventivas”, explicou Kricilaine.
Durante o encontro, a equipe do Nudem apresentou o projeto, detalhou como poderia ocorrer a capacitação e apontou a possibilidade de participação da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de MS, em razão do convênio firmado com a Defensoria Pública.
Próximos passos
Ficou definido que será feito um levantamento sobre os serviços e políticas públicas para mulheres já existentes em Ponta Porã, além da identificação dos profissionais da rede de enfrentamento que desejam e têm disponibilidade para compor o grupo de trabalho. Também será avaliada a participação de municípios vizinhos, com o objetivo de regionalizar as ações e reduzir custos.
Após a coleta dessas informações, será definido o formato e a data da atuação do Nudem no município.