Atendimentos sendo oferecidos pela Defensoria Pública no evento. (Foto: Vitor Ilis)
Texto: Vitor Ilis
A Van dos Direitos da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou, no sábado (16), da 39ª edição do Mutirão Todos em Ação. O evento aconteceu na Escola Municipal Frederico Soares, localizada na Vila Popular, em Campo Grande, e reuniu diferentes serviços gratuitos voltados à comunidade.
Resumo gerado por Inteligência Artificial (IA) e revisado por humano.
A Defensoria Pública de MS participou, com a Van dos Direitos, da 39ª edição do Mutirão Todos em Ação, realizado na Escola Municipal Frederico Soares, em Campo Grande. Durante o evento, defensoras públicas ofereceram atendimentos jurídicos à comunidade, com a presença do defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini. A iniciativa permitiu orientações sobre processos criminais, direitos do consumidor e regularização de documentos, aproximando os serviços da Defensoria da população que mais precisa.
A atividade contou com atendimentos jurídicos realizados pelas defensoras públicas Maritza Brandão, do Núcleo Criminal (Nucrim); Valdirene Gaetani Faria, do Núcleo do Consumidor e Outras Matérias Residuais (Nuccon); e pela gestora de projetos e convênios, Renata Gomes Bernardes Leal. O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, também acompanhou o mutirão.
Equipe da Defensoria que prestou atendimento durante o mutirão. (Foto: Vitor Ilis)
Segundo Gasparini, a presença da Defensoria em iniciativas como essa amplia o acesso da população aos serviços oferecidos pela instituição.
“A Van dos Direitos permite que a Defensoria consiga oferecer atendimento a pessoas que muitas vezes não conseguem ir até uma sede. É um tipo de parceria que valorizamos muito, principalmente por contar com a presença de parceiros na mesma ação, onde é possível resolver diversas demandas, como as de documentação. É um momento de aproximação e de garantir atendimento direto às necessidades da população”, afirmou.
Atendimentos sendo oferecidos pela Defensoria Pública no evento. (Foto: Vitor Ilis)
Durante o atendimento, uma assistida, que é aposentada, buscou orientação jurídica para o filho que cumpre pena no regime semiaberto. “Eu vim buscar informações e a defensora me esclareceu certinho e fui muito bem atendida”, disse.
Outro assistido foi Paulo Ferreira Gomes, de 46 anos, trabalhador da construção civil. Ele aguardava há mais de três anos a regularização de seus documentos pessoais. “Graças a Deus consegui minha certidão de nascimento e o número do RG. Foi um sonho realizado, porque sem documento a gente não é nada. O atendimento foi muito bom e só tenho a agradecer”, relatou.
Defensora Valdirene em atendimento com assistido. (Foto: Vitor Ilis)
O Mutirão Todos em Ação reúne diversos órgãos e instituições em um único espaço, facilitando o acesso da comunidade a atendimentos essenciais.
Servidoras e servidores também prestaram atendimento à população. (Foto: Vitor Ilis)