Primeira reunião do grupo que deu inicio a comissão com integrantes de órgãos parceiros. (Foto: Vitor Ilis)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul iniciou este mês, um grupo de trabalho com representantes do município e do estado para dar início à organização do Censo da População em Situação de Rua de Campo Grande. A agenda foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante.
Resumo gerado por Inteligência Artificial (IA) e revisado por humano.
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul iniciou um grupo de trabalho com representantes do município e do estado para organizar o Censo da População em Situação de Rua de Campo Grande. A ação, conduzida pela defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, coordenadora do Nudedh, resultou na criação de uma comissão para elaborar um termo de cooperação e desenvolver um questionário que reunirá dados atualizados para orientar políticas públicas. O trabalho será realizado de forma conjunta entre as instituições envolvidas, com apoio técnico e institucional da Defensoria.
À partir do grupo de trabalho, foi criada uma comissão responsável pela elaboração de um termo de cooperação entre as instituições participantes. Para isso, será produzido, aplicado e discutido um questionário que visa reunir dados atualizados para a formulação de políticas públicas voltadas à população em situação de rua.
Coordenadora do Nudedh, defensora pública Thaisa Defante. (Foto: Vitor Ilis)
“A presença do Consultório na Rua é importante para conversarmos sobre o território que o consultório já conhece e como podemos caminhar para simular o censo”, afirmou a defensora pública Thaisa Defante.
A primeira reunião contou com a presença do secretário-executivo de Direitos Humanos e Assistência Social, Bem-Hur Ferreira; da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento; e do superintendente de Inteligência de Dados da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo da Segov, Leandro Sauer. Equipes técnicas do município também participaram.
Superintendente de inteligência de dados da Segov, Leandro Sauer e o secretário-executivo da Sead, Bem-Hur Ferreira. (Foto: Vitor Ilis)
O Censo será construído de forma conjunta entre os órgãos envolvidos, com apoio técnico e institucional da Defensoria Pública de MS, que acompanha de forma contínua as demandas e os direitos das pessoas em situação de rua na capital.
Apresentação de dados durante reunião. (Foto: Vitor Ilis)