Somente em 2024, o Nufamd registrou 6.601 atendimentos, dos quais 917 envolveram questões de trânsito (Foto: Divulgação/ Detran MS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou uma reunião com a diretoria-executiva do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) para tratar da possibilidade de celebração de termo de cooperação entre as instituições.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS se reuniu com a diretoria do Detran-MS para discutir um possível termo de cooperação que permita acesso direto ao sistema do órgão, visando agilizar consultas sobre veículos e reduzir a burocracia nos atendimentos, especialmente em casos de regularização. O Detran sinalizou interesse e iniciará a análise técnica e jurídica da proposta.
Conforme o coordenador do Núcleo de Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd), defensor público Danilo Hamano Silveira Campos, a proposta apresentada envolve o acesso da Defensoria ao sistema do órgão de trânsito para realização de consultas de propriedade de veículos, endereços e débitos vinculados.
“Esse tipo de informação é comumente requisitado nos atendimentos relacionados à regularização de veículos automotores. Atualmente, é necessário o envio de ofícios ao Detran para obtenção desses dados. O acesso direto visa otimizar o fluxo de trabalho e reduzir a necessidade de expedição e resposta de ofícios administrativos”, afirma o coordenador.
No encontro, o diretor-executivo do Detran-MS, João Cesar Mattogrosso, sinalizou a intenção de colaborar com a proposta, informando que serão iniciados os procedimentos de análise de viabilidade técnica e jurídica.
Dados
Somente em 2024, o Nufamd registrou 6.601 atendimentos, dos quais 917 envolveram questões de trânsito.