(Foto: Divulgação)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul integrou uma ação de cidadania promovida pela Casa Satine em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho. A atividade aconteceu em diversos bares do chamado Corredor Cultural da Rua 14 de Julho, em Campo Grande, com foco na divulgação de direitos, canais de denúncia e orientação sobre o crime de LGBTfobia.
Resumo gerado por Inteligência Artificial (IA) e revisado por humano.
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou de uma ação de cidadania promovida pela Casa Satine em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A atividade ocorreu em bares da Rua 14 de Julho, em Campo Grande, com foco na divulgação de direitos, canais de denúncia e combate à LGBTfobia.
A Defensoria distribuiu materiais informativos e orientou o público sobre como denunciar casos de homofobia e transfobia. A coordenadora do Nudedh, defensora pública Thaisa Defante, destacou o compromisso da instituição com a garantia de direitos da população LGBTQIA+, inclusive nos espaços de convivência social.
A iniciativa faz parte da campanha anual organizada pela Casa Satine e o Fórum Estadual LGBT+MS, com apoio de instituições como o Ministério Público do Trabalho. Durante o evento, cartazes com QR codes foram afixados em estabelecimentos como Blefe, Má Donna Bar, Me Dá um Copo, Bar da 14, Pizza Pub e outros, possibilitando o acesso direto a uma cartilha com informações jurídicas, trabalhistas e sociais voltadas à população LGBTQIA+.
A coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Defante, destacou a importância da presença institucional nesse tipo de ação.
“Entendemos que o apoio a essa iniciativa é importante porque a Defensoria Pública também faz parte da garantia de direitos da população LGBTQIA+. Nossa participação reafirma o compromisso com a empregabilidade, com um ambiente de trabalho saudável e com a informação acessível à população, inclusive nos espaços onde essas pessoas convivem e podem ser vítimas de violência ou discriminação”, afirmou.
Durante o evento, a equipe da Defensoria interagiu com o público, esclareceu dúvidas e orientou sobre os canais de denúncia. A instituição recebe denúncias e realiza encaminhamentos de casos relacionados à homofobia e transfobia, além de promover o acesso à justiça e à proteção de direitos fundamentais.
A Defensoria é parceira da campanha que segue como parte do calendário de atividades da Casa Satine, organização que atua desde 2018 com ações voltadas à promoção da cidadania e da cultura LGBTQIA+ em Mato Grosso do Sul.
(Foto: Divulgação)