A partir da esq.: Gleice Jane, Ligiane Motoki e Mariáh Prado, Miss Nikkey 2025 (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Texto: Matheus Teixeira
Ligiane Cristina Motoki, defensora coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir) da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, recebeu a medalha e o diploma da Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”. A graça foi oferecida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A defensora Ligiane Cristina Motoki, coordenadora na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, recebeu a Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”, concedida pela Assembleia Legislativa.
De acordo com a homenageada, a fraternidade entre os brasileiros e os japoneses cria e mantém laços. “A comenda traz reflexão sobre os meus avós, que vieram do Japão para viver no Brasil, um país diferente e novo, se dedicaram e esforçaram para aqui bem viver”, conta a agora comendadora.
Como em 2025 as relações diplomáticas entre Brasil e Japão chegam aos 130 anos e Mato Grosso do Sul registra a 3ª maior comunidade nipo-brasileira, Motoki, que é sansei (neta de imigrantes japoneses), ressalta que “devemos continuar essa caminhada com respeito à cultura, valorização às tradições, amor à família e zelo no exercício do trabalho”. A indicação da homenagem à coordenadora do Nupiir foi feita pela deputada estadual Gleice Jane.
A entrega da medalha e do diploma à defensora e a outras pessoas homenageadas foi na noite de 25 de junho, no plenário da Alems, em sessão solene de celebração dos 117 anos da imigração japonesa no Brasil, proposta pelo deputado estadual Roberto Hashioka. A sessão também foi alusiva ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa (18 de junho). “A todos os homenageados, deixo minha admiração; à comunidade japonesa, meu respeito. E aos que vieram antes de nós, minha eterna gratidão”, discursa o parlamentar.
Prestigiaram a sessão solene, entre outras autoridades, Homero Lupo Medeiros, 1º subdefensor público-geral – no ato representando o defensor geral (Pedro Paulo Gasparini) –, Angela Rosseti Chamorro Belli, defensora de 2ª Instância, Julia Fumiko Hayashi Gonda, defensora aposentada, Nancy Gomes de Carvalho, defensora de 2ª Instância e presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado (Adep-MS), o defensor público Nilson da Silva Geraldo e as servidoras Janaina Couto Lima Mello e Jordana Moura Dutra, assessoras do Nupiir.
A sessão solene da Alems contou com apresentações culturais dos grupos Raiden Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko.
A partir da esq.: Homero Medeiros, Ligiane Motoki e Gleice Jane (crédito da foto: Matheus Teixeira)
A partir da esq.: Nilson Geraldo, Nancy Carvalho e Homero Medeiros (crédito da foto: Matheus Teixeira)
A partir da esq.: Jordana Dutra, Ligiane Motoki e Janaina Mello (crédito da foto: Cedida)
Sessão solene no plenário da Alems foi marcada por apresentações culturais (crédito da foto: Matheus Teixeira)