Defensora Taís Ferreti (ao centro) com alunos do 4º Curso de Formação de Oficiais da PM (crédito da foto: Polícia Militar)
Texto: Matheus Teixeira
Por meio de uma palestra sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres, a Defensoria Pública de Mato Grosso do sul colaborou no 4º Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do 4º Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar com uma palestra sobre enfrentamento à violência doméstica.
Recentemente, a defensora pública Taís Soares Vieira Ferretti, do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), lotada na Casa da Mulher Brasileira, tratou com os cadetes sobre a aplicação da Lei Maria da Penha – esta legislação federal é a mais importante do país no auxílio ao rompimento do ciclo de violências contra as mulheres.
“Os militares estarão na linha de frente, e essas ocorrências de violência doméstica são as mais comuns na segurança pública. Então, essa capacitação é para que tanto tenham conhecimento da lei, das atualizações, quanto no sentido de um atendimento humanizado dessas mulheres vítimas e também dos seus filhos e filhas”, justifica a defensora.
Mais de uma década de Nudem – O Nudem completa, em 2025, 11 anos de assistência jurídica especializada e humanizada, e suportes psicológicos e sociais às mulheres. Mesmo antes de ser criado, a Defensoria já protegia os direitos das mulheres sul-mato-grossenses em situação de vulnerabilidade. E a partir de outubro de 2014, com a criação do Nudem, abriu-se um local próprio para acolher e proteger as mulheres, além de ser um núcleo que contribui à busca constante por equidade de gênero em todos os espaços sociais.